A adaptação dos brinquedos consistiu na utilização de um switch – uma espécie de botão em ponto grande – que permite que as crianças acionem a ação do brinquedo, que normalmente funciona através de botões muito pequenos e de difícil utilização.
Funcionários da empresa portuguesa Critical Software, sediada em Coimbra, adaptaram brinquedos para crianças com paralisia cerebral, num projeto de voluntariado que ainda envolveu a criação de um novo software que facilita a comunicação.
Recentemente, as crianças do jardim-de-infância da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) deslocam-se às instalações da empresa de base tecnológica para conhecer os engenheiros que desde novembro adaptaram cerca de 20 brinquedos que foram agora entregues à instituição.
“Foi um encontro de vontades. [A adaptação de brinquedos] já era uma coisa que a APCC fazia a título caseiro”, sublinhou a membro da direção da associação Teresa Paiva, realçando que, depois do ‘workshop’ ministrado por técnicas, os funcionários da Critical “ficaram todos entusiasmados”, procurando “explorar outras formas de adaptar os brinquedos”.
Os brinquedos agora adaptados vão integrar o espólio da Oficina do Brinquedo da instituição, dirigida a crianças e jovens com necessidades educativas especiais, onde são disponibilizados brinquedos, jogos, livros e outros materiais, através de um sistema de requisição.
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