Os patrocinadores chineses estão “marcando golos” no atual Campeonato da Europa, sendo responsáveis por um terço dos 12 principais patrocinadores do grande evento de futebol, algo que, demonstra plenamente a crescente competitividade das marcas chinesas e sua determinação em se tornarem globais.
De acordo com o site oficial da UEFA, a China tem o maior número de empresas patrocinadoras no Euro 2020 – a gigante de eletrodomésticos Hisense, a plataforma de pagamentos Alipay, a fabricante de smartphones Vivo e o aplicativo de vídeos de curta duração TikTok. A Holanda apoiou o torneio com três de suas empresas.
“As empresas chinesas estão apostando ativamente no marketing no futebol, o que demonstra plenamente sua crescente competitividade”, disse Wang Peng, professor associado do Instituto de Pesquisa Hillhouse da Universidade Renmin da China em Beijing.
“O patrocínio é também um barômetro das mudanças na situação econômica e industrial global. As empresas japonesas e sul-coreanas costumavam ser os principais patrocinadores desses eventos desportivos internacionais, mas sua presença diminuiu, e até mesmo desapareceu nos últimos anos”, disse Wang.
De acordo com o jornal Economic Observer, o Japão contribuiu com pelo menos três patrocinadores para todas as Copas do Mundo de 1992 a 2004. No Campeonato da Europa de 2016, as empresas japonesas faltaram aos patrocínios de alto nível.
A Hisense tornou-se um dos principais patrocinadores do Campeonato da Europa de 2016, sendo a primeira empresa chinesa a apoiar o torneio de 56 anos. Na Copa do Mundo de 2018 na Rússia, quatro empresas chinesas ocuparam os dois primeiros níveis de patrocínio.
O Campeonato Europeu da UEFA, ou Euro 2020, foi adiado para este ano devido à pandemia e começou na sexta-feira à noite.
“O marketing desportivo, especialmente para eventos de classe mundial, é um método importante para as marcas nacionais e internacionais expandirem sua influência global”, disse Zhao He, vice-presidente sênior da Social Touch, uma empresa chinesa de marketing e branding.
De acordo com o relatório financeiro da UEFA, para o campeonato Euro 2016, foram arrecadados cerca de 483 milhões de euros (570 milhões de dólares) com a venda de direitos de patrocínio. Algumas consultorias de marketing previram que o torneio deste ano trará vendas semelhantes ou maiores.
“Através da nossa parceria com a UEFA, procuramos estabelecer ligação e expandir a nossa base de utilizadores em expansão de mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo”, disse Spark Ni, vice-presidente sénior da Vivo. A Vivo é a primeira parceira apresentadora das cerimônias de abertura e encerramento do Euro 2020. A marca assinou um contrato de quatro anos com a UEFA, segundo o qual o fabricante chinês de smartphones também se tornará um parceiro oficial para o campeonato Euro 2024.
“Para a Hisense, patrocinar os principais eventos esportivos do mundo não é apenas uma atividade de publicidade e marketing. Esperamos levar a empresa a um nível mais alto em termos de talentos, pesquisa e desenvolvimento, fabricação e gestão”, disse o presidente, Jia Shaoqian.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Zhou Nan, secretário-geral do ramo de eletrodomésticos da Câmara de Comércio da China para Importação e Exportação de Máquinas e Produtos Eletrônicos, disse: “Para aproveitar as oportunidades de mudança na era pós-pandemia, as empresas chinesas de eletrodomésticos precisam de expandir para o mercado externo com antecedência e melhorar ainda mais a cadeia de abastecimento global e sua projeção”.