O Conselho da Diáspora Portuguesa reúne-se, pelo sétimo ano consecutivo, a 20 de dezembro, no Palácio da Cidadela, em Cascais, um encontro que terá, este ano, como pano de fundo “Pensar a economia no nosso Planeta”.
O 7º Encontro Anual propõe o debate sobre os desafios que se colocam à transição para uma economia digital, ambientalmente sustentável e um novo sistema de produção e consumo, de baixo desperdício e alto desempenho, que respeite os limites dos recursos ambientais e ao mesmo tempo garanta as aspirações de progresso e conforto conquistadas pelas sociedades ocidentais nas últimas décadas.
Tal como nos anos anteriores, os membros da diáspora e Conselheiros de Portugal no Mundo vão reunir com reconhecidos e influentes líderes do sector empresarial, academia, cultura, decisores públicos e organizações não governamentais, contando com a presença do Presidente Honorário do Conselho da Diáspora, Sua Excelência o Presidente da República, e o Vice-Presidente Honorário, Sua Excelência o Ministro dos Negócios Estrangeiros para as sessões de abertura e encerramento.
Agenda Provisória
08.15 – 08.45 Check-in & Welcome Coffee
08.45 – 09.00 Boas-Vindas Filipe de Botton, Presidente da Direcção do Conselho da Diáspora Portuguesa (CDP)
09.00 – 09.20 Abertura Augusto Santos Silva, Ministro de Estado e Negócios Estrangeiros, Vice-Presidente Honorário CDP
09.20 – 10.00 O que é (mesmo) uma cidade inteligente? Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais, entrevistado por Cristina Esteves
10.00 – 10.45 Painel 1. Reinventar a cadeia de produção David Lopes (FFMS – Fundação Francisco Manuel dos Santos) Fernanda Ferreira Dias (DGAE) Isabel Braga da Cruz (Universidade Católica) Isabel Furtado (COTEC Portugal)
10.45 – 11.30 Networking Break
11.30 – 12.25 Painel 2. Servir o consumidor responsável Pedro Bidarra (Wengorovius&Bidarra) Pedro Pereira da Silva (Pick n’ Pay África do Sul) Rita de Sousa Coutinho (Walmart China)
12.25 – 12.50 Encerramento Filipe de Botton Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, Presidente Honorário CDP
12.50 – 13.00 Cerimónia de Novos Conselheiros e Fotografia do encontro
Em anos anteriores o Encontro Anual do Conselho da Diáspora lançou temas de debate como o Talento Português, a Competitividade e Investimento em Portugal, Liderança e Diversidade, Cibersegurança, Gerir na Era Digital, Diplomacia Cultural, Competências para o século XXI, o Desenvolvimento da Indústria Audiovisual em Portugal, Portugal como Nearshoring Go-To-Country, Prevenção da Doença e Promoção da Saúde ou Mobilidade Inteligente numa Economia Verde.
O Conselho da Diáspora Portuguesa é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada em 2012, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Em 2019, foi reconhecido pelo Estado Português com o estatuto de Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em favor das relações entre Portugal e África através da plataforma EurAfrican Forum.
Para além do estatuto agora atribuído, em 2017 foi concedido à Instituição a distinção de Utilidade Pública.
O principal instrumento de intervenção é uma rede de ligação entre portugueses e luso-descendentes, a World Portuguese Network, que integra 96 membros, espalhados por 26 países e 50 cidades em 5 continentes, com intervenção e influência nas áreas da Economia, Ciência, Cultura e Cidadania.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta