Este encontro, que decorre no dia 09 de maio às 19H00 (locais), está inserido no programa de celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP.
O Camões – Centro Cultural Português em Brasília e a Cátedra Agostinho da Silva vão promover um encontro literário com a presença dos escritores João Pinto Coelho (Portugal) e Dany Wambire (Moçambique).
Os escritores vão abordar temas como a língua portuguesa, os seus percursos literários e os livros que publicaram.
O evento, mediado por Lúcia Helena Ribeiro, do Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília, terá entrada livre e os livros estarão à venda no local.
O Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP celebrou-se a 05 de maio. A data foi oficializada em 2009, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos falantes do português.
Na ocasião, Governos e sociedade civil celebram a relevância do idioma como parte da identidade dos povos lusófonos.
A comemoração possibilita chamar atenção para as questões idiomáticas e culturais da lusofonia, gerando uma integração entre os povos desses nove países.
Segundo a Embaixada de Portugal em Brasília, o Dia Internacional coloca em evidência o português como a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.
Os escritores
João Pinto Coelho é formado em Arquitetura e professor de Artes Visuais. Em 2014 publicou o seu romance de estreia “Perguntem a Sarah Gross”.
Em 2017 venceu o Prémio LeYa, o maior para uma obra inédita escrita em língua portuguesa, com um valor de cem mil euros, com o romance “Os Loucos da Rua Mazur”, sendo escolhido entre quatrocentos originais, de dezoito países.
Dany Wambire (Danito Gimo da Graça Avelino) nasceu a 1 de junho de 1989, em Manica. Formou-se em educação e ensino pelo, então, Instituto Nacional de Educação de Adultos (2006-2007), e foi trabalhar para o distrito de Machanga (2008), onde lhe foi diagnosticado o ‘vírus da escrita’.
Tem dezenas de textos publicados entre os anos de 2011, 2012 e 2013, em alguns dos principais jornais do país. Licenciado em Ensino de História, com Habilitações em Geografia, pela Universidade Pedagógica de Moçambique, Dany Wambire é atualmente professor primário na Beira e diretor da Revista literária “Soletras – A sopradora de Letras”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta