Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Fevereiro 28, 2021
139
Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Fevereiro 28, 2021
136
Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Fevereiro 28, 2021
141
Alex Mascarenhas e Deritson de Pina

Cabo Verde: Jovens cabo-verdianos transformam 7,5 toneladas de óleo alimentar usado em sabão e detergente

Fevereiro 28, 2021
138
Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

Fevereiro 28, 2021
133
aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Fevereiro 28, 2021
137
Qatar. Mundial de Futebol

Qatar. Mundial de Futebol, o pesadelo por trás do sonho

Fevereiro 28, 2021
134
bolsonaro armas metrelhadora

Brasil: Debate sobre armas na ordem do dia

Fevereiro 27, 2021
141
big ben londres reino unido

Reino Unido: Aprovadas mais de 331 mil candidaturas portuguesas a residência

Fevereiro 27, 2021
141
Moçambique

Moçambique: Violência em Cabo Delgado leva 1,3 milhão a precisar de ajuda

Fevereiro 27, 2021
133

Entrevista a Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas

«Continuamos a trabalhar para aprofundar as políticas através das quais procuramos valorizar e apoiar as nossas comunidades»

Julho 28, 2020
em Comunidades
0
Entrevista a Berta Nunes, Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas

O balanço é realista e os objetivos estão claramente delineados. A pandemia trouxe naturalmente uma mudança de paradigma e para Berta Nunes urge também retomar o contato de proximidade com as nossas comunidades e responder às prioridades de apoio nas situações sociais dos mais carenciados ou dos que querem regressar a Portugal. E em agosto, que é tradicionalmente o mês de regresso dos emigrantes à sua terra, a mensagem da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas é de otimismo para com todos, para que venham passar férias ao seu país, que venham, seja por via terrestre ou aérea, reencontrar as famílias e amigos, mas sem esquecer as devidas regras sanitárias de segurança, porque o vírus não desapareceu e temos todos de nos manter seguros.

 

Que balanço já lhe é possível fazer à frente da Secre¬taria de Estado das Comunidades Portuguesas?

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Há uma mudança de paradigma em consequência da atual pandemia de COVID-19. Contudo, e apesar da excecionalidade dos tempos que vivemos, continuamos a trabalhar para aprofundar as políticas pelas quais somos responsáveis e através das quais procuramos valorizar e apoiar as nossas comunidades. Entre elas: o alargamento e resposta aos novos desafios da rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), tendo em conta a dimensão da língua como ponto de ligação das diferentes gerações de emigrantes e lusodescendentes ao país e a importância estratégica também para estas do Português, hoje falado por mais de 260 milhões de pessoas; a implementação do Novo Modelo de Gestão Consular, que aposta na inovação, modernização administrativa, desmaterialização e simplificação de processos; o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID); o desenvolvimento de um programa cultural para valorização dos criadores da nossa diáspora ou a criação de uma rede de espaços museológicos da emigração.

Ainda acerca da atual pandemia, gostaria de referir que atravessámos recentemente uma crise de emergência consular sem precedentes. Entre 16 de março e 31 de maio, a linha COVID-19 e a linha do Gabinete de Emergência Consular (GEC) receberam cerca de 39 mil comunicações, que corresponde ao triplo das comunicações registadas ao longo de todo o ano de 2019. Creio que conseguimos responder com sucesso à situação, apesar de todas as dificuldades. No meu trabalho, particularmente, foi interrompida também a dimensão das visitas às nossas comunidades, tão importantes para ouvir as comunidades, conhecer as suas vidas e os desafios que enfrentam. Espero poder retomá-las em breve.

Que reflexo tem tido a pandemia nas nossas comunidades emigradas. Qual é o ponto de situação?

O reflexo desta pandemia nas nossas comunidades não é diferente do reflexo da mesma no nosso país: há pessoas que ficaram desempregadas, trabalhadores que não estando desempregados perderam parte dos seus rendimentos, trabalhadores sazonais que foram impedidos de trabalhar na agricultura, no turismo, na construção civil ou noutras atividades, pessoas que tinham negócios e empresas e que perderam receitas, podendo estar em risco a sua continuidade. É importante referir que as comunidades portuguesas têm uma caracterização bastante diversificada, a nível etário, social ou económico. As situações variam igualmente conforme os países de acolhimento têm ou não sistemas de saúde e de segurança social capazes de apoiar estas pessoas. Se não têm essa rede de apoio, a situação torna-se ainda mais difícil.

Neste ciclo de repentina mudança quais são agora as prioridades em relação às nossas comunidades emigradas?

As prioridades são responder às situações sociais dos mais carenciados, apoiar os que querem regressar a Portugal e continuar a trabalhar para a retoma em Portugal, contando com os nossos emigrantes.

Em relação aos primeiros, o Governo criou um apoio extraordinário, temporário e pontual dirigido às comunidades portuguesas no estrangeiro para fazer face a situações em que os sistemas sociais e de saúde dos países de acolhimento não dão resposta às mais elementares necessidades do cidadão, designadamente em termos de alimentação, apoio médico e alojamento provisório que garanta uma habitação condigna. O levantamento destas necessidades está atualmente a ser realizado pela nossa rede consular, em articulação com associações que estão no terreno. O apoio será direcionado para pessoas carenciadas e grupos mais vulneráveis e poderá ser dado diretamente ou através de associações, ONG’s e outras institui- ções que trabalhem nesta área.

Este apoio extraordinário acresce aos apoios já existentes ao movimento associativo e aos cidadãos nacionais em dificuldades – que atualmente abrange especificamente, por exemplo, idosos e emigrantes carenciados ou a comunidade portuguesa na Venezuela.

Também no quadro de resposta às consequências negativas da pandemia, foi criado um apoio extraordinário aos órgãos de comunicação social da diáspora com um montante de 200 mil euros. Pelo seu papel fundamental junto das comunidades portuguesas no estrangeiro, cerca de 30 órgãos de comunicação social de 11 diferentes países beneficiarão deste apoio.

Agosto é tradicionalmente o mês de regresso dos emigrantes à sua terra, mas este ano será certamente um agosto diferente. Que mensagem, conselhos ou sugestões poderá deixar aos emigrantes que nos visitam?

A primeira mensagem é: venham passar férias a Portugal! São muito bem- -vindos e não há qualquer impedimento a que venham, seja por via terrestre ou aérea, reencontrar as vossas famílias e amigos. Além da questão afetiva, gostaria de relembrar que os emigrantes têm um papel muito importante na recuperação económica do país. A segunda é para que cumpram as devidas regras sanitárias de segurança, porque o vírus não desapareceu e temos todos de nos manter seguros.

Pediria ainda que, na preparação da partida e do regresso, não deixassem de consultar a informação disponível no Portal das Comunidades Portuguesas, bem como nos consulados e embaixadas dos respetivos países de acolhimento, uma vez que esta se encontra em constante atualização.

Para a recuperação económica da crise instalada é muito importante a união dos interesses dos empresários e empresas da Diáspora com Portugal. Mantém a intenção de realizar o Encontro de Investidores da Diáspora em dezembro?

Temos continuado, também nessa perspetiva, o nosso trabalho com os empresários da Diáspora portuguesa. Está, por outro lado, para aprovação no Conselho de Ministros o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), anunciado pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros e da Coesão Territorial no IV Encontro de Investidores da Diáspora (Viseu, dezembro 2019), que contém um conjunto relevante de apoios e benefícios para os investidores da diáspora, incluindo majorações financeiras e a atribuição de um estatuto próprio.

Por força da pandemia, o V Encontro de Investidores da Diáspora foi adiado para finais de julho de 2021, em Fátima, local que já estava previsto. Esperamos que possam participar, em segurança e com toda a dinâmica e interação que caracterizam estes encontros, muitos empresários portugueses e lusodescendentes de todo o mundo. Também queremos manter os Encontros Intercalares nas Regiões Autónomas e estamos a analisar datas possíveis, em 2021, com o Governo Regional dos Açores.

Em dezembro, que costumava ser o mês tradicional dos Encontros de Investidores da Diáspora, gostaríamos de organizar um evento digital, tão informativo e participativo quanto possível, cujo formato e data anunciaremos oportunamente.

Deixe o seu comentário:
Partilhar349Tweet18EnviarEnviar
Anterior

Revista Comunidades Lusófonas 01 – Agosto 2020

Seguinte

Fado cada vez mais na moda entre a juventude da Califórnia

Artigos Relacionados

Comunicação Social Angola
Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Fevereiro 28, 2021
139

Angola vai atualizar a legislação para a Comunicação Social e lançou uma consulta pública. O objetivo é adequar a lei...

Daniel Bastos
França

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Fevereiro 28, 2021
141

No âmbito da 11.ª edição do prémio "Portugueses de Valor", uma iniciativa organizada pela revista da diáspora Lusopress, um relevante...

aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Fevereiro 28, 2021
137
big ben londres reino unido

Reino Unido: Aprovadas mais de 331 mil candidaturas portuguesas a residência

Fevereiro 27, 2021
141
Rancho folclórico mais antigo de New Jersey

EUA: Rancho folclórico mais antigo de New Jersey vai comemorar o seu 40º aniversário

Fevereiro 25, 2021
140
Venezuela

Venezuela: Governo deu prazo de 72 horas para a diplomata Isabel Brilhante Pedrosa, Embaixadora da EU, abandonar o país

Fevereiro 24, 2021
143
Seguinte
Fado cada vez mais na moda entre a juventude da Califórnia

Fado cada vez mais na moda entre a juventude da Califórnia

Portugueses no Reino Unido criam petição para que sejam dispensados de quarentena no regresso a Londres

Portugueses no Reino Unido criam petição para que sejam dispensados de quarentena no regresso a Londres

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Alex Mascarenhas e Deritson de Pina

Cabo Verde: Jovens cabo-verdianos transformam 7,5 toneladas de óleo alimentar usado em sabão e detergente

Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Qatar. Mundial de Futebol

Qatar. Mundial de Futebol, o pesadelo por trás do sonho

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Dantas Rodrigues

O Brexit e os empresários portugueses

Dantas Rodrigues
Luisa Pais Lowe

2021, um ano luso-esloveno

Luisa Pais Lowe
Daniel Bastos

A memória da emigração nos espaços museológicos das comunidades portuguesas

Daniel Bastos
Um português na Eslovénia

A harpa jazz que nos transporta para outros mundos

João Costa

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

imprensa das comunidades

Aprovado projeto lei do PS que obriga o Estado a incluir a imprensa das comunidades nas suas campanhas de publicidade institucional

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Facebook Instagram Twitter LinkedIn RSS

Contactos

COMUNIDADES LUSOFONAS
Rua: João de Ruão, nº 12 – Esct 121
3000-229 Coimbra (Portugal)
geral@comlusofonas.pt

REDAÇÃO
redacao@comlusofonas.pt

PUBLICIDADE
publicidade@comlusofonas.pt
publicidade@cevid.pt

Secções

  • Edições Eletrónicas
  • Comunidades
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Entrevista
  • Opinião
  • Portugal
  • Mundo

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Contactos
  • Arquivo PORT.COM

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT