A Empresa Portuguesa das Águas Livres (EPAL), que abastece 35 municípios portugueses, inclusive Lisboa, anunciou a produção da sua própria energia 100% renovável, com o objetivo de ser, até 2025, o primeiro operador mundial do setor «energeticamente autossustentável».
No âmbito do projeto 0% Energia, a EPAL pretende “alcançar a neutralidade de emissões, produzindo a sua própria energia a partir de fontes renováveis”, avançou a empresa, explicando que tal será possível através da instalação de centrais de produção de energia hidroelétrica nas condutas de água, eólica e fotovoltaica.
Além disso, o projeto vai retirar partido do ‘storage’ – equipamento que armazena os dados da rede local de uma empresa – nos reservatórios existentes, uma vez que vai ser implementado em todos os municípios abastecidos pela EPAL, estando inclusivamente a ser testado nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e nas Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do país.
“Uma verdadeira aposta na sustentabilidade ambiental e económica, reduzindo a exposição da empresa ao mercado energético”, afirmou a EPAL, em comunicado.
O projeto 0% Energia foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da EPAL, com o apoio de empresas e instituições de referência, nomeadamente o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCTEC), o Instituto Superior Técnico (IST) e o Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica (INEGI).
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta