A proposta de Francisco Duarte consiste numa espécie de “tapete” que é colocado na estrada e reduz a velocidade dos veículos através da extração de energia cinética.
O projeto Vehicle Energy Efficient Extractor (Venex) é uma espécie de “tapete” de 40 metros que promete desacelerar os automóveis sem causar desconforto ao condutor ou danos no veículo. Este projeto, apresentado por Francisco Duarte, aluno de doutoramento em Sistemas de Transportes do Programa MIT Portugal na Universidade de Coimbra, foi o vencedor da 1.ª edição do Prémio Inovação em Segurança Rodoviária, promovido pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP) e pela BP Portugal.
Foi com base nas queixas dos condutores que Francisco Duarte desenvolveu o Venex, permitindo, assim, retirar as lombas das estradas e substitui-las por uma espécie de “tapete” que é colocado na estrada e reduz a velocidade através da extração de energia cinética. Com este sistema, os condutores que circulem dentro do limite de velocidade, estipulado para aquela zona, não serão afetados.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta