EUA. Registo de exame de português com 345 inscrições, o maior número de sempre

O exame de português online dos EUA, parte do Exame Nacional de Línguas Mundiais (NEWL), teve o maior número de inscrições (345) neste ano.

“Apesar das restrições e constrangimentos decorrentes da situação atual de pandemia e do facto de muitas escolas serem de ensino híbrido ou a distância, foram registadas 345 inscrições a nível nacional (o maior número de sempre)”, diz nota da Coordenação de Educação de Portugal nos EUA (CEPE-EUA).

Dos 345 inscritos, 279 de 29 escolas em 13 estados dos EUA chegaram à fase final. Os exames NEWL são testes baseados em computador para ler, escrever, ouvir e registar respostas faladas para avaliar o conhecimento em português, árabe, coreano e russo e são direcionados a alunos a partir do não ano de escolaridade ou com 14 anos ou mais.

Os exames NEWL são aceitos como créditos para inscrições no ensino superior nos Estados Unidos e representam uma certificação de domínio da língua portuguesa como uma vantagem para o ingresso em algumas universidades.

Segundo dados do CEPE-EUA, no corrente ano letivo existem 20 mil alunos de portugueses e 386 professores, em 189 escolas em todo os EUA. O facto de a esmagadora maioria estar em escolas públicas é um ponto positivo.

Curiosamente, 130 inscritos, quase metade dos que fizeram o exame final, eram de Utah, onde há 18 escolas que incluem o português em seus currículos.

De acordo com o comunicado do CEPE, 109 candidatos ao exame NEWL são lusodescendentes beneficiários de apoio financeiro ao abrigo de um protocolo de intenções celebrado entre o Instituto Camões, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e o Conselho Americano de Educação Internacional.

Exit mobile version