A mostra é gratuita e ficará em cartaz até 28 de abril, de segunda a sábado, fazendo parte do calendário prévio do Experimenta Portugal ’18.
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo inaugura, no dia 10 de abril, a primeira exposição individual no Brasil do artista português Nuno Sousa Vieira, “Instruções para pensarmos juntos”.
O evento celebra também a presença portuguesa na SP-Arte e é resultado de uma parceria entre o Consulado Geral, a feira de arte, a editora brasileira de publicações de artista IKREK e a Câmara Portuguesa. No dia 10, além da inauguração da mostra do artista, realiza-se o lançamento de sua mais recente publicação, “Declaração governada, declaração verificada, declaração simples” (2018), editada pela IKREK.
Nuno Sousa Vieira estará ainda presente no setor solo da SP-Arte com a galeria brasileira Karla Osório, assim como os artistas portugueses Horácio Frutuoso e Henrique Pavão, representados, respectivamente, pelas galerias Balcony e Uma Lulik, ambas de Lisboa. Também integram a feira as galerias portuguesas Kubik e Filomena Soares.
Do ateliê de Nuno Vieira para o Brasil
A mostra “Instruções para pensarmos juntos” é composta por livros de artista produzidos por Nuno nos últimos dez anos e inclui, entre outras publicações, as obras inéditas “Alfabeto I, II, III” (2018) e “Declaração governada, declaração verificada, declaração simples” (2018). Os desenhos originais dessa última publicação estarão expostos no Consulado Geral.
“Construídos a partir de ações simples de dobra, espelhamento, repetição, rotação e ‘frotagem’, as publicações não escondem o processo de transformação de distintos materiais. O suporte livro tem a particularidade de exibir o ‘avesso do desenho, aquilo que nunca vemos'”, disse Nuno Sousa Vieira.
Os espetadores poderão tocar e folhear as obras podendo, além de apreciar os desenhos e os livros, obter uma perceção maior de pormenores, como a textura e a composição do material.
Nuno Sousa Vieira nasceu em 1971, em Leiria. É formado em Artes Plásticas e, desde meados da década de 2000 que expõe suas obras em diversas galerias e instituições nacionais e estrangeiras.
“Instruções para pensarmos juntos” insere-se numa série de eventos realizados para o Dia de Portugal, 10 de junho, que será comemorado no âmbito da programação da Experimenta Portugal’18, na cidade de São Paulo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta