A aparição de Nossa Senhora Aparecida, no Porto de Itaguaçu, data de 1717. O momento também será assinalado na passagem do Papa Francisco por Portugal.
O centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima coincide com uma outra data marcante para a história da religião católica em países lusófonos. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, no Brasil, no ano 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completa 300 anos. Esta ocasião também vai ser assinalada pelo Papa Francisco na deslocação a Fátima.
Conta a lenda que, nesse ano de 1717, três pescadores, que atravessavam um período de grandes necessidades, saíram a pescar numa época escassa de peixes. Quando chegaram ao Porto de Itaguaçu (localizado a meio caminho entre São Paulo e o Rio de Janeiro), a primeira coisa que caiu nas suas redes foi o corpo de uma estátua, partida pelo pescoço.
Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Quando juntaram as duas partes repararam que se tratava de Nossa Senhora da Conceição. Depois deste momento, a pesca de peixes tornou-se abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus nesse momento singular.
Desde então a Nossa Senhora passou a ser conhecida localmente como Aparecida, nome consagrado pela devoção popular. A Nossa Senhora Aparecida é hoje em dia reconhecida como a Padroeira do Brasil.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta