A Federação das Associações da Diáspora (FAD) elegeu os novos corpos sociais em Viseu, num encontro realizado este mês.
Segundo o Jornal do Centro, Jorge Rodrigues, radicado em Zurique, na Suíça, foi eleito como o novo presidente desta instituição representativa das associações da comunidade portuguesa no estrangeiro, sucedendo a Manuel Bettencourt. O viseense José Ernesto Silva, da Confraria de Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco, mantem a presidência da Assembleia Geral.
O ato eleitoral foi realizado no âmbito do quarto Encontro de Dirigentes Associativos da Diáspora, organizado pela Confraria Grão Vasco, que contou com a presença de mais de 20 participantes oriundos de vários pontos do mundo.
O novo presidente da FAD, Jorge Rodrigues, já definiu os objetivos para o mandato que agora inicia, nomeadamente o reforço e divulgação da FAD junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, mas também o seu reforço com a adesão de novas associações e clubes portugueses. Atualmente, a federação conta com cerca de três dezenas de associados da Europa, África e América do Norte e do Sul.
Ao longo do encontro, decorreram várias intervenções, com destaque para o vereador do Turismo da Câmara de Viseu, Jorge Sobrado, e várias outras figuras, como Odete Madeira, que abordou a temática do folclore, e José Carlos Governo, que falou sobre a importância e o papel das associações da diáspora.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta