Ronaldo, Patrício e Bernardo Silva candidatos a jogadores do ano.
A Gala Quinas de Ouro vai ter lugar hoje, dia 19, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa. A terceira edição da cerimónia vai galardoar os melhores de 2017 no futebol, futsal e futebol de praia, numa gala organizada pela Federação Portuguesa de Futebol, Associação Nacional de Treinadores de Futebol e Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.
Cristiano Ronaldo, Rui Patrício e Bernardo Silva são os nomeados para o prémio de jogador do ano na gala Quinas de Ouro.
Os três futebolistas, membros da seleção portuguesa que jogou a Taça das Confederações, no verão de 2017, e que ‘selou’ o apuramento para o Mundial2018, são os candidatos ao troféu, que será atribuído na terceira edição da gala de prémios da FPF.
O galardão de treinador do ano de futebol masculino tem como nomeados Leonardo Jardim, campeão francês ao serviço do Mónaco, Paulo Fonseca, campeão na Ucrânia com o Shakhtar, e o treinador campeão da I Liga Rui Vitória (Benfica).
Conheça aqui a lista completa de nomeados:
– Jogador português do ano futebol: Cristiano Ronaldo (Real Madrid, Esp), Bernardo Silva (Mónaco, Fra e Manchester City, Ing) e Rui Patrício (Sporting).
– Jogadora portuguesa do ano futebol: Ana Borges (Sporting), Cláudia Neto (Linkoping, Sue e Wolfsburgo, Ale) e Joana Vieira (Futebol Benfica).
– Jogador do ano futebol de praia: Madjer, Bruno Torres e Jordan Santos.
– Jogador do ano futsal: João Matos (Sporting), Nilson (Sporting de Braga) e Ricardinho (Inter Movistar, Esp).
– Jogadora do ano futsal: Ana Azevedo (Vermoim), Ana Catarina Pereira (Benfica) e Inês Fernandes (Benfica).
– Jogador revelação do ano (21 anos ou menos em 2017): Edgar Varela (Sporting, futsal), Gonçalo Guedes (Paris Saint-Germain, Fra e Valência, Esp) e Rúben Dias (Benfica).
– Jogadora revelação do ano (21 anos ou menos em 2017): Ana Capeta (Sporting), Ana Sofia Gonçalves (Benfica, futsal) e Joana Marchão (Sporting).
– Treinador do ano futebol masculino: Leonardo Jardim (Mónaco, Fra), Paulo Fonseca (Shakhtar, Ucr) e Rui Vitória (Benfica).
– Treinador do ano futebol feminino: Francisco Neto (Seleção A), José João Marques (Sporting de Braga) e Nuno Cristóvão (Sporting).
– Treinador do ano futsal masculino: Joel Rocha (Benfica), Paulo Tavares (Sporting de Braga) e Nuno Dias (Sporting).
– Treinador do ano futsal feminino: Bruno Fernandes (Benfica), Luís Almeida (Novasemente/Cavalinho) e Pedro Nobre (Sporting).
– Treinador do ano futebol praia: José João Marques, Mário Miguel e Mário Narciso.
– Treinador do ano formação: João Tralhão (Benfica sub-19), Tiago Fernandes (Sporting sub-19) e João Couto (Sporting sub-17).
– Treinador revelação do ano: António Folha (FC Porto B), Daniel Ramos (Marítimo) e Nuno Manta Santos (Feirense).
– Equipa do ano masculina: Seleção A, Benfica e Sporting (futsal).
– Equipa do ano feminina: Seleção A, Benfica (futsal) e Sporting.
José Mourinho e Fernando Peyroteo distinguidos
A FPF comunicou que o treinador português do Manchester United, José Mourinho, e o antigo futebolista Fernando Peyroteo são dois dos distinguidos com o prémio Quinas de Ouro 2018.
A José Mourinho foi atribuído o Prémio Vasco da Gama/Internacionalização/Expansão/Portugalidade, “no ano em que celebra 15 anos sobre a vitória na Taça UEFA pelo FC Porto em Sevilha”.
“As três entidades consideraram unanimemente que o papel de embaixador de excelência de Portugal, desempenhado ao longo de vários anos em diferentes países, ditaria a atribuição deste galardão”, referiu a FPF.
O prémio Prestígio/Carreira foi atribuído a Fernando Peyroteo, um “futebolista de craveira mundial” que “conquistou vários títulos, entre campeonatos nacionais, Taças de Portugal, Campeonato de Portugal e Regionais de Lisboa”.
“Avançado temível, é dele, entre outros, o registo de artilheiro com mais golos marcados — nove – num só jogo do Campeonato. Na seleção nacional conseguiu o excelente registo de 15 golos em 20 internacionalizações. Como selecionador nacional, cargo que ocupou por escassos dois jogos, deixou igualmente uma marca indelével, lançando Eusébio na equipa das Quinas”, destacou a organização.
As três entidades decidiram ainda distinguir a Federação Portuguesa de Desporto Para Pessoas com Deficiência pela participação da seleção nacional de Futebol de sete para pessoas com paralisia cerebral que decorreu na Argentina.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta