Os vinhos de 19 produtores do Alentejo estão disponíveis, desde hoje, numa feira ‘online’ promovida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), para apoiar as empresas e aumentar as vendas, devido à pandemia da covid-19.
“Esta é mais uma medida que acionámos para promover o trabalho dos produtores de Vinho do Alentejo e colmatar o impacto financeiro provocado pela pandemia de covid-19”, explicou o presidente da CVRA, Francisco Mateus.
A Feira Digital dos Vinhos do Alentejo, que se “estreou” na internet e vai decorrer até maio do próximo ano, resulta de uma parceria entre a CVRA, a plataforma de shopping online da Sonae – Dott – e os CTT.
Trata-se de uma solução que tem como objetivo “apoiar os produtores e promover o aumento das vendas nacionais”, nesta época marcada pela pandemia do novo coronavírus SARS-CoV-2, anunciou a comissão vitivinícola, em comunicado.
“Estamos todos juntos desde o início, a reinventarmo-nos e a criar soluções que permitam manter a preponderância dos vinhos da nossa região na economia nacional”, frisou Francisco Mateus. A feira, nesta fase inicial, conta com a inscrição de 19 produtores.
“Todos os que pretendam comprar vinho alentejano de uma forma cómoda e segura, estarão também a apoiar a produção nacional deste setor”, realçou o presidente da CVRA.
Durante os seis meses da feira, os produtores podem vender garrafas individuais ou ‘packs’, criar campanhas exclusivas e fornecer todas as informações sobre as particularidades dos seus “néctares”, nomeadamente sobre o ‘terroir’ ou as castas.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da DOC Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
O Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal, lembrou o organismo.
Com uma área de 22,9 mil hectares de vinha, 30% da produção da região é exportada para cinco destinos principais: Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polónia e China.
A região alentejana – uma das duas regiões do mundo produtoras de Vinho de Talha – é detentora de uma iniciativa pioneira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que visa melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta