Muitos escrevem sobre os contributos da emigração para o progresso de países como a França, Suíça, EUA e até grandes cidades do Brasil. Mas poucos o fizeram sobre os efeitos económicos nas distantes regiões do interior, por cá e por lá.
Em 1720, Bartolomeu Bueno ligou os trilhos entre São Paulo e o Sul de Goiás, onde se esperava encontrar o mesmo ouro de Minas Gerais. Pernoitavam em Amparo, após andarem 11 horas a cavalo. Mais tarde, o trilho evidenciou Ouro Fino, em Minas. Em 1797, Bragança Paulista, a segunda pernoite, onde se tinham erradicado muitos transmontanos, tornou-se um concelho.
O morgado Luís Botelho Mourão, governador de São Paulo, nascido em Vila Real, incentivou a vinda dos nortenhos para plantar cana e produzir açúcar para a Europa. Pouco depois o bom clima e a terra fértil de Bragança Paulista, Amparo, Campinas e toda a região, atraiu cafeicultores. O açúcar do Nordeste do Brasil ficou mais barato, mais próximo dos preços de Portugal.
Em 1817, o alferes algarvio Jacinto A. Cintra usou as terras de Itapira, Amparo e Serra Negra para o café. Em 1892, os portugueses da região criaram um grémio recreativo e, a 25 de janeiro de 1907, inauguraram o hospital em Amparo. O prédio manuelino faz lembrar um navio, onde mastros, bandeiras e figuras representam o trabalho da colónia lusa em benefício da comunidade. Hoje, aquela região tem muitas universidades, indústrias, utiliza tecnologia agrícola, exporta e tem um dos mais elevados PIB per capita do Brasil.
Para manter o elo e as tradições, muitas famílias, como em Portugal, realizam um grande almoço próximo da época natalícia ou mesmo no Natal. Os jovens casais vêm de cidades distantes, às vezes até compram viagens de avião só para encontrar os avós e bisas.
Por exemplo, os da Figueira da Foz, do Porto e de Vila Real reúnem-se para um almoço, onde a bisa, como a tia Teresa, se emociona ao ver os olhos azuis dos bebés, que brilham ao ouvir o canto dos pais e avós. Lembram-se de José Grou, Saturnino Cunha e Davi Bento num distante canto da terra natal? É o canto de paz e amor!
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta