O selecionador português, Fernando Santos, integra a lista de candidatos ao prémio de treinador do ano da FIFA, depois de conduzir a ‘equipa das quinas’ a um inédito título de campeão europeu de futebol.
Fernando Santos integra uma lista de 10 treinadores escolhida pelo comité de futebol da FIFA, cujo vencedor será anunciado a 09 de janeiro em Zurique, na Suíça.
O treinador português assumiu o comando da equipa lusa ao segundo jogo da fase de qualificação para o Euro2016, substituindo Paulo Bento após a derrota com a Albânia em casa.
Na caminhada para o Euro2016, com Fernando Santos, que falhou os dois primeiros encontros por castigo, ao leme, somou sete triunfos em outros tantos jogos.
Em jogos oficiais, a única derrota de Fernando Santos ocorreu no início da qualificação para o Mundial2018, frente à Suíça (2-0), seguindo-se goleadas por 6-0 sobre Andorra e Ilhas Faroé.
Além do selecionador luso, está nomeado o francês Zinédine Zidane, campeão europeu pelo Real Madrid, o argentino Diego Simeone, que levou o Atlético de Madrid à final da Liga dos Campeões.
O vencedor sairá de uma votação que combina a escolha dos selecionadores e capitães, numa percentagem de 50%, e das opções do público, que fará as suas escolhas online, e dos votos de um grupo de mais de 200 jornalistas.
A FIFA anuncia na quinta-feira a lista de nomeações para as melhores jogadoras, antes de divulgar na sexta-feira o lote de candidatos a melhor jogador, este alargado a 23 futebolistas.
A votação nas quatro categorias decorrerá de 04 de novembro a 22 de novembro e a 04 de dezembro a FIFA anunciará quais os três finalistas nos quatro prémios, cujos vencedores serão conhecidos a 09 de janeiro.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta