A conquista do Europeu foi o principal feito do português no presente ano, permitindo-lhe superar com grande distância os selecionadores da Islândia e da Alemanha.
Fernando Santos foi eleito o melhor selecionador do mundo pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol, à frente do sueco Lars Lagerback (selecionador da Islândia) e do selecionador alemão Joaquim Low. O técnico luso de 62 anos recebeu 199 pontos na atribuição desta distinção, mais 128 do que os atribuídos a Lagerback. A conquista do EURO 2016 é, naturalmente, o feito mais decisivo para uma vantagem tão folgada.
Como todos os portugueses recordam, a seleção nacional viajou para o Europeu com o objetivo assumido de conquistar o título, embora o favoritismo recaísse na campeã do mundo Alemanha, na anfitriã França e na bicampeã europeia Espanha. Mas a verdade é que foram os portugueses a fazer a festa em Paris.
Fernando Santos é também um dos três finalistas ao título de treinador do ano da FIFA, ao lado do italiano Claudio Ranieri (que levou o modesto Leicester à conquista do título de campeão europeu) e do francês Zinedine Zidane (que conquistou a Liga dos Campeões pelo Real Madrid). O vencedor será anunciado a 9 de janeiro em Zurique, na Suíça.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta