O filme português ‘A metamorfose dos pássaros’, de Catarina Vasconcelos, venceu o prémio de Melhor Filme do festival DokuFest, no Kosovo, anunciou a agência Portugal Film – Agência Internacional do Cinema Português.
“Depois de ter vencido o prémio da Crítica Internacional – FIPRESCI, na Berlinale, onde teve a sua estreia mundial, o prémio de Melhor Filme no festival de Vilnius, na Lituânia, e o prémio Especial do Júri no Festival de Taipei, em Taiwan, a primeira longa-metragem da realizadora Catarina Vasconcelos vence hoje [sábado] o prémio de Melhor Filme no festival de cinema DokuFest, no Kosovo, um dos mais importantes festivais de documentário da região dos Balcãs”, refere a Portugal Film, em comunicado.
A metamorfose dos pássaros’, uma ficção documental de traços biográficos, integrava a secção competitiva internacional de longas-metragens do Dokufest, cuja 19.ª edição está a decorrer desde 07 de agosto, ‘online’ devido à pandemia da covid-19.
Catarina Vasconcelos, 33 anos, demorou seis anos na criação deste filme, depois de ter feito a primeira curta-metragem, “Metáfora ou a tristeza virada do avesso” (2013), em contexto académico em Londres.
Segundo a Portugal Film, ‘A metamorfose dos pássaros’ já foi selecionado “para mais de 25 festivais internacionais, nos Estados Unidos, Rússia, Espanha, Grécia, Coreia, Canadá, Polónia, Brasil, México, Austrália, Itália, entre outros”. Além disso, “o filme também já foi vendido no território chinês, onde terá estreia comercial”.
Em Portugal, a primeira ‘longa’ de Catarina Vasconcelos será exibida no festival IndieLisboa, que decorre entre 25 de agosto e 05 de setembro, integrado na competição nacional.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta