Tem capacidade para receber sinais eletromagnéticos a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância
O Radiotelescópio Esférico de Abertura de Quinhentos Metros (FAST, na sigla em inglês), também é conhecido como “China Sky Eye”, foi oficialmente aberto ao mundo na passada quarta-feira (31).
Astrónomos de todo o mundo podem visitar: http://fast.bao.ac.cn/proposal_submit para enviar as suas solicitações para observações, cujos resultados serão anunciados no dia 20 de julho, com a observação a iniciar em agosto.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
O “China Sky Eye” é atualmente o maior e mais sensível radiotelescópio do mundo, e tem capacidade para receber sinais eletromagnéticos a mais de 10 bilhões de anos-luz de distância.
Desde que foi aberta para operações domésticas em janeiro de 2020, esta grande infraestrutura de pesquisa científica com direitos de propriedade intelectual independente, tem operado de forma estável e confiável, com mais de 300 pulsares descobertos até à data.
O responsável pelo Observatório Astronômico Nacional da Academia Chinesa de Ciências afirmou que o “Chinese Sky Eye” está agora aberto ao mundo, demonstrando o conceito de plena cooperação entre a China e a comunidade científica internacional. Em cooperação aberta, a capacidade científica da China terá um melhor desempenho e dará um contributo mais sólido para a exploração e compreensão do universo.