Uma força constituída por 150 fuzileiros da Marinha portuguesa parte no dia 15 de maio para a Lituânia para integrar uma missão que o ministro da Defesa considerou demonstrar o «empenho e solidariedade» para com os aliados da NATO.
Os militares portugueses vão ser recebidos em Klaipeda, a principal cidade portuária da Lituânia, e irão participar, em conjunto com as forças lituanas e de vários países membros da NATO, nas «medidas de tranquilização» definidas pela Aliança Atlântica após a intervenção militar da Rússia em território ucraniano.
O Ministro da Defesa Nacional de Portugal, Azeredo Lopes, salientou o pormenor de ser a primeira vez que o uma tropa de elite, neste caso o corpo de fuzileiros, ser destacado para um território europeu, considerando que é uma força «demasiado competente para, havendo hipótese disso, não ser empenhada».
«É um primeiro passo que significa que, de 15 de maio a 15 de setembro, a força estará projetada num teatro de operações exigente e não vejo melhor oportunidade do que dar de novo oportunidades de empenhamento ao corpo de fuzileiros», sublinhou.
Azeredo Lopes referiu que espera, no futuro, que aquela força de elite venha a assumir «uma série longa de novos desafios» a começar pela missão na Lituânia onde os militares irão assumir «uma nova tarefa de qualificação, treino e formação» num contexto «onde está o coração de muitas questões atuais».
O comandante da Força Nacional Destacada, Capitão-Tenente Esquetim Marques, anunciou que os militares portugueses farão exercícios e ações de treino conjuntas com as forças lituanas e de países da NATO num teatro de operações «exigente e complexo».
«Adaptamo-nos e estamos prontos, não do mar para a terra, como é a nossa matriz de identidade, mas por outros meios e com outros recursos», disse.
O primeiro grupo avançado de militares parte no dia 5 de maio e, no dia 6, seguem por via marítima 36 viaturas militares que chegarão ao destino no dia 16 de maio. O grosso da Força Nacional Destacada parte no dia 15 de maio do aeroporto militar de Figo Maduro.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta