“Campeão”, “empoderamento”, “humanista”, “microcefalia”, “parentalidade”, “presidente”, “turismo” e “racismo” completam o leque de finalistas.
A votação online para a escolha da Palavra do Ano, a partir de uma lista de dez vocábulos escolhidos pela Porto Editora, decorre até ao último segundo deste ano, em www.palavradoano.pt. “Brexit”, “campeão”, “empoderamento”, “gerigonça”, “humanista”, “microcefalia”, “parentalidade”, “presidente”, “turismo” e “racismo” são as palavras à escolha dos cibernautas.
“Geringonça” foi uma das palavras mais mediatizadas ao longo do ano, devido a uma reação do antigo líder do CDS-PP, Paulo Portas, à formação do atual Governo, liderado por António Costa. Desde então passou a ser usada pelos partidos de oposição para designar a maioria de esquerda no parlamento, que apoia o executivo.
“Brexit” é uma palavra que não existe nos dicionários de Língua Portuguesa, mas que surgiu da fusão entre “Britain” e “Exit”, associada à saída do Reino Unido da União Europeia, em resultado do referendo realizado naquele país, em junho.
A palavra vencedora desta iniciativa, que existe desde 2009, será conhecida na primeira semana de janeiro.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta