A Google anunciou o Equiano, o seu novo cabo submarino que vai ligar Portugal a África do Sul e, consequentemente, África à Europa, o qual deverá estar concluído em 2021, segundo informação da tecnológica no seu blogue.
«Hoje estamos a introduzir o Equiano, o nosso novo cabo privado submarino que irá conectar África com a Europa. Uma vez concluída, o cabo começará na Europa ocidental e atravessará a costa oeste de África, entre Portugal e África do Sul», com áreas ao longo do traçado que permitem alargar conectividade adicional a países africanos, lê-se no blogue da Google.
«Este novo cabo é totalmente financiado pela Google, tornando-o no nosso terceiro cabo internacional privado depois de Dunant e Curie, e o 14.º investimento em cabos submarinos», a nível global, adianta.
«Os cabos submarinos privados da Google carregam todos os nomes de luminares históricos e Equiano não é diferente», prossegue a tecnológica, salientando que o nome atribuído se deve a Olaudah Equiano, um escritor e abolicionista nigeriano que foi escravizado em criança.
Aliás, a primeira ramificação da rota do cabo submarino, que parte do Sul de Portugal, será Nigéria.
«O cabo Equiano é uma infraestrutura de última geração, assente na tecnologia SDM, com aproximadamente 20 vezes mais capacidade de rede do que o último cabo construído para servir esta região», afirma a Google.
O contrato para construir o cabo com a Alcatel Submarine Networks foi assinado no quarto trimestre do ano passado e a primeira fase do projeto, de ligar Portugal a África do Sul, deverá estar concluído em 2021.
Nos últimos três anos a Google investiu 47 mil milhões de dólares (41,3 mil milhões de euros, à taxa de câmbio atual) na sua infraestrutura, em termos globais.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta