O protocolo, formalizado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), providencia financiamento à PARSUK para dinamizar eventos e as relações dos investigadores portugueses com Portugal através da embaixadas.
O governo português assinou esta semana, em Londres, um protocolo de colaboração com a Associação de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido (PARSUK) para desenvolver a diplomacia científica no estrangeiro.
«Em vez da solução tradicional de colocar adidos científicos nas embaixadas, estamos a usar esta rede única de portugueses muito talentosos bem fixados em muitas instituições estrangeiras, e o caso do Reino Unido é um deles», adiantou à agência Lusa o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.
O protocolo, formalizado através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), providencia financiamento à PARSUK para dinamizar eventos e as relações dos investigadores portugueses com Portugal através da embaixada.
Uma das formas de aproximação, explicou Heitor, será a «criação de um conselho científico para estar em contínua interação não só com o governo e a embaixada, mas também para promover a relação entre as instituições onde eles estão e as instituições portuguesas».
Para o presidente da PARSUK, Luís Lacerda, este é um reconhecimento mais oficial do papel e do potencial da associação para melhorar as relações entre os investigadores portugueses no Reino Unido e em Portugal.
«A PARSUK acaba por atuar como um veículo da diplomacia científica», vincou, à margem do Luso 2019, o Encontro Anual de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido, a decorreu em Londres.
O embaixador de Portugal no Reino Unido, Manuel Lobo Antunes, mostrou uma expectativa para que o conselho científico seja posto em prática em breve.
O protocolo é o resultado de uma estratégia estabelecida em 2016 e de um esforço feito em conjunto com Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para promover a diplomacia científica através das associações de estudantes de portugueses no estrangeiro.
O ministro manifestou a intenção de estender este protocolo às congéneres da Parsuk em França, a AGRAFr (Association des Diplômés Portugais en France), na Alemanha, a ASPPA (Associação de Pós-Graduados Portugueses na Alemanha), nos EUA e Canadá, a PAPS (Portuguese American Postgraduate Society).
A Inteligência Artificial é o tema do Luso 2019, o Encontro Anual de Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido, onde participam cientistas, académicos e empreendedores.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta