Em 2017, pela primeira vez, haverá um programa de atividades culturais portuguesas no exterior.
O Governo quer que as empresas exportadoras ajudem a promover a língua portuguesa no estrangeiro, apoiando os leitorados e cátedras de português no exterior e daí tirando benefícios.
“Um dos diplomas que está em processo de decisão no Governo é a criação da figura da empresa promotora da língua portuguesa (…) que permite às empresas que se queiram associar ao Instituto Camões, aos leitorados em meia centena de países, às cerca de 40 cátedras que Portugal tem para o ensino e investigação em língua, literatura e cultura portuguesa em todo o mundo o possam fazer”, disse Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros no discurso de abertura do IV Encontro Anual do Conselho da Diáspora Portuguesa, que decorreu esta semana em Cascais.
As empresas poderão depois “usar essa associação nas suas próprias estratégias comerciais de implantação nos mercados em que queiram estar”, acrescentou, apelando aos conselheiros da Diáspora, portugueses residentes no estrangeiro com relevância em setores como a Economia, Cultura, Ciência e Cidadania, para que ajudem a sensibilizar as empresas para esta novidade.
O governante explicou tratar-se de um instrumento que “permite casar melhor as estratégias comerciais das empresas exportadoras com o apoio que elas entendam dar ao ensino do português e promoção da língua portuguesa nos mercados onde são exportadoras”.
“A ideia básica é permitir que as empresas se associem aos leitorados e cátedras de Português no estrangeiro, a programas de bolsas do Instituto Camões e possam ter benefícios disso”, acrescentou.
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