O polícia lusodescendente, Davide Sousa, vai ser distinguido pelo Governo português com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, Grau Ouro, avançou a Rádio Latina.
A emissora de rádio portuguesa no Luxemburgo adianta que Davide Sousa receberá a Medalhas de Mérito das Comunidades Portuguesas, Grau Ouro, das mãos do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, amanhã, aquando da sua deslocação ao Luxemburgo.
Esta distinção surge na sequência do “Prémio Cidadão Europeu do Ano 2017” que o Parlamento Europeu atribuiu ao agente policial, em novembro do ano passado, um prémio que recompensa atividades excecionais.
Davide Sousa desmontou um esquema de fraude, no qual pessoas usavam moradas fictícias no Luxemburgo para receber subsídios indivíduos do Estado luxemburguês, levando a cabo esta investigação durante grande parte do seu tempo livre.
“As medalhas de mérito das comunidades portuguesas destinam-se a galardoar cidadãos ou associações portuguesas ou estrangeiras, cuja ação contribua ou tenha contribuído para o fortalecimento dos laços que unem os portugueses e os lusodescendentes, onde quer que estes residam, e que prossiga o objetivo da dignificação da presença de Portugal no mundo, através das suas comunidades, respetiva valorização nas sociedades de acolhimento e a divulgação da língua e cultura portuguesa”, explica o governo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta