Grão-duques do Luxemburgo em Portugal para alavancar relações bilaterais

Os grão-duques Henrique e Maria Teresa do Luxemburgo realizam esta quarta e quinta-feira uma visita de Estado a Portugal, com vista a promover relação económica entre os dois países. Convite foi feito pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A visita de Estado começa esta quarta-feira, 11 de maio, com a cerimónia de acolhimento oficial com honras militares frente ao Mosteiro do Jerónimos. Em seguida o casal Grão-Ducal irá depositar uma coroa de flores no túmulo do escritor Camões. Segue-se um encontro com o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e depois haverá declarações dos dois chefes de Estado.

Depois de um almoço privado com o chefe de Estado português, o Grão-Duque e a Grã-Duquesa serão recebidos pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas. Seguem depois todos para uma visita à parte histórica da capital lisboeta que será feita no emblemático elétrico 28.

À noite o casal Grão-Ducal participa num jantar de gala, oferecido por Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio da Ajuda.

O segundo dia, quinta-feira, dia 12 de maio, começa com uma visita à Fundação Champalimaud. Segue-se o Fórum Económico Portugal Luxemburgo, organizado pelo ministério da Economia, Câmara de Comércio do Luxemburgo e pela Agência para o Investimento e Comércio Exterior de Portugal (AICEP).

António Costa, primeiro-ministro português vai receber o casal Grão-Ducal que depois de um almoço com o chefe do executivo português seguirá para Cascais. Aí farão uma visita guiada à exposição “Portugal-Luxemburgo, país de esperança em tempo de desespero”. Depois é tempo de visitar a Casa de Santa Maria de Cascais, que acolheu a família Grão-Ducal, nomeadamente a Grã-Duquesa Charlotte, depois da invasão alemã do Luxemburgo em junho de 1940.

Na tarde de amanhã, quinta-feira, o Grão-Duque desloca-se à Universidade Nova de Lisboa (UNL) onde receberá o doutoramento honoris causa pela instituição.

Recorde-se que em 2017, Marcelo Rebelo de Sousa esteve em visita de Estado no Grão-Ducado do Luxemburgo, onde atualmente residem mais de 90 mil portugueses, que representam cerca de 15% da população deste Estado-membro da União Europeia, segundo o Observatório da Emigração.

O grão-duque Henrique é chefe de Estado do Luxemburgo desde outubro de 2000.

Os grão-duques Henrique e Maria Teresa do Luxemburgo já realizaram uma visita de Estado a Portugal, em setembro de 2010, a convite do anterior Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com passagens por Lisboa e por Coimbra.

Forum Económico Portugal- Luxemburgo

Por ocasião da missão oficial do Luxemburgo a Portugal, realiza-se amanhã, 12 de maio, em Lisboa, no Hotel Ritz Four Seasons, o Fórum Económico Portugal-Luxemburgo, organizado pela Câmara de Comércio do Luxemburgo e pelo Ministério da Economia do Luxemburgo, e que conta com o apoio da aicep Portugal Global.

O programa do Fórum Económico prevê a realização de seminários temáticos ligados aos sectores da “Digital Economy of Tomorrow”, Construção Sustentável, Espaço e Turismo, que irão decorrer, entre as 09h30 e as 11h30, do dia 12 de maio.

Após a realização destes seminários temáticos, e no período entre as 11h50 e as 13h00, estão previstas várias intervenções por parte de representantes oficiais dos dois países, a que se seguirá um almoço de “networking” para as empresas e entidades portuguesas e luxemburguesas que participarem nesta iniciativa.

Exit mobile version