O grupo chinês Huawei vai reforçar o apoio à StartUP Portugal, a empresa pública responsável pela dinamização das jovens empresas de base tecnológica, ao abrigo de um acordo de parceria recentemente assinado em Lisboa.
A assinatura do acordo, que visa explorar oportunidades de cooperação no âmbito da estratégia portuguesa para o empreendedorismo, foi feita na WebSummit, na primeira semana de novembro.
Já na edição deste ano da maior feira tecnológica do país, a Huawei disponibilizou equipamentos para o pavilhão da StartUP Portugal, segundo um comunicado conjunto.
A StartUP Portugal tem também por missão atrair investidores, tanto nacionais como estrangeiros, melhorar o financiamento das “startups” ao longo de todas as fases do seu desenvolvimento e promover o crescimento dessas empresas nos mercados externos.
O responsável de comunicações da Huawei em Portugal, Diogo Madeira da Silva, disse que a StartUP Portugal tem tido um “impacto positivo no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação” e que a nova parceria reforça “a posição de Portugal enquanto centro tecnológico e empreendedor”.
No âmbito da iniciativa “Seeds for the Future”, que vai na sua 4ª edição, a Huawei selecionou dez estudantes para integrar um programa de formação nas suas instalações de investigação e desenvolvimento, em Shenzhen, na China.
Os estudantes selecionados são das áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Comunicações e Informática e são oriundos de diversas instituições portuguesas de ensino.
Além da oportunidade de formação e estabelecimento de contactos com engenheiros da Huawei, os estudantes terão também uma semana de experiência cultural em Pequim.
O grupo Huawei está envolvido em Portugal na instalação da rede de telefonia móvel 5G, tendo recentemente coberto a cidade de Matosinhos, no norte de Portugal, com a nova tecnologia, no âmbito de uma parceria com a empresa portuguesa NOS.
A Huawei está também envolvida no lançamento das tecnologias de redes móveis 4G e 5G em Moçambique e em Cabo Verde, que se espera ajudem a impulsionar as economias de ambos os países.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta