Esta época balnear há uma nova indicação a ter em conta quando forem à praia: ver onde estão duas bandeiras listadas de cor amarelo e vermelho. De acordo com a Autoridade Marítima Nacional, será entre essas bandeiras a zona segura para ir água. Os nadadores salvadores colocam essa indicação em zonas onde não há, por exemplo, agueiros (correntes marítimas que se formam perpendicularmente à linha de areia e que são demasiado fortes para se lutar contra elas).
A localização da nova sinalética varia ao longo do dia e de um dia para outro. É controlada pelos nadadores-salvadores, tendo em conta a morfologia da praia, as condições do momento, a corrente, as marés e a existência ou não de agueiros.
A bandeira entrou este ano na legislação portuguesa e também noutros países europeus que tenham adotado esta sinalização, mas é apenas uma recomendação e não representa qualquer tipo de interdição.
Assim, além de ter atenção à cor da bandeira que indica se pode tomar banho – vermelha, amarela e verde -, o banhista tem de ter atenção à localização destas “balizas” que mostram as zonas onde se pode entrar na água.
Esta é a primeira vez que está a ser utilizada esta informação gráfica nas praias – apesar de na época balnear do ano passado em alguns locais já ter sido experimentada -, o que também vai acontecer em outros países europeus que tenham adotado esta sinalização. Pretende-se, assim, que em todas as zonas balneares existam indicações uniformes.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta