Vai decorrer amanhã, 28 de abril, uma ação de formação sobre “Comportamento do fogo e segurança das populações”, no Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais do CEIF/ADAI, situado no Aeródromo da Lousã. Esta iniciativa é dirigida aos habitantes das aldeias da região de Pedrógão Grande, atingidas pelos violentos incêndios de 2017.
O Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais (CEIF) da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI), da Universidade de Coimbra (UC), organiza, em conjunto com a Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrogão Grande (AVIPG), esta ação, que visa «a promoção do conhecimento científico dos fenómenos relacionados com a ocorrência e propagação dos incêndios florestais, bem como a sensibilização das pessoas para uma atitude mais preventiva sobre os fogos».
Recorde-se que as localidades do concelho de Pedrógão Grande integram o projeto piloto “Aldeias Resilientes”, juntamente com outras zonas afetadas, de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos (distrito de Leiria).
Este projeto, desenvolvido pela da AVIPG, em parceria com a Aprosoc – Associação de Proteção e Socorro e a WIT-Software, prevê a constituição de equipas locais de resposta e emergência, que devem entrar em funcionamento até 1 de junho deste ano.
Foi em junho do ano passado que Portugal assistiu ao incêndio mais violento da sua história. O incêndio de Pedrógão Grande causou 64 vítimas mortais, 254 feridos (dos quais, sete graves) para além de habitações, bens, propriedades e empresas devastadas.
A sessão de abertura desta ação de formação, prevista para as 9h.30, conta com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
Foto em destaque: @Maria João Gala – Global Imagens
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta