A UCCLA vai ser palco da apresentação do livro «VYSEHRAD – A Ponte do Suicídio», a mais recente obra do autor são-tomense Hélio Bandeira, que tem São Tomé e Príncipe, novamente, como um dos focos.
O lançamento tem lugar no dia 27 de setembro, às 18h30, na UCCLA, e haverá intervenções de Abílio Bragança Neto, prefaciador do livro, de Ângelo Torres e do autor.
Autor de vários artigos e crónicas em diversas plataformas de comunicação lusófona, publicou a sua primeira obra literária “SODADI – A Comadre do Cão” em 2012, em Londres, pela editora britânica Bank House Books and Media. O controverso Romance, que na altura fora descrito pela crítica como um «Romance Político», aborda questões atinentes à migração Cabo-verdiana para as ilhas de São Tomé e Príncipe no período colonial e o atual desterro em que vive esta diáspora (ex-contratados “ficados”) nas diversas roças de São Tomé e Príncipe após a independência das ex-colónias.
Com esta publicação, o autor adquiriu a titularidade de primeiro escritor São-tomense a publicar no Reino Unido, na língua portuguesa, por uma editora inglesa (conforme consta na British Library e Nielsen Book UK). No SODADI, a perspetiva sob a qual o autor enuncia os estigmas pós-coloniais e questiona os valores identitários nacionalistas abriu precedente para vários debates, como também serviu de inspiração para a produção de algumas reportagens televisivas. A obra de estreia do autor – SODADI – que contou com três edições sucessivas (1.ª Ed, 2012; 2.ª Ed, 2013; 3.ª Ed, 2014) foi apresentada e bem acolhida em quase todas as áreas geográficas de jurisdição da diplomacia são-tomense em Portugal e nos Países Baixos.
Em 2019, Hélio Bandeira edita um novo Romance, “VYŠEHRAD – A Ponte do Suicídio”, tendo São Tomé e Príncipe, novamente, como um dos focos, através de uma estrutura editorial própria do autor [Edições Pena]; e pela mesma “chancelaria”, tem em curso a edição da sua próxima obra (um livro de contos e poesias).
Hélio Bandeira nasceu na ilha de São Tomé, no arquipélago de São Tomé e Príncipe, onde viveu toda a infância e recebeu a instrução primária e secundária. Começou a sua atividade literária na adolescência, como pioneiro da UNEAS – União Nacional dos Escritores e Artistas São-tomenses. Completou o ensino secundário em Aveiro (Portugal) e foi educado pelas universidades de Coimbra (Portugal) e de Liverpool (Inglaterra). É graduado em Engenharia de Computação e Electrónica.
Atualmente o autor reside em Liverpool, Inglaterra, onde exerce a sua atividade profissional nas áreas de Análise e Gestão de Dados | Desenvolvimento de Software e Plataformas Web | Consultoria de TI, e faz literatura em língua portuguesa.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta