A Conferência Episcopal Venezuelana vai trabalhar com as autoridades portuguesas no apoio a luso-venezuelanos, anunciou o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SEC), José Luís Carneiro.
«A Conferência Episcopal Venezuelana quis enaltecer o nosso trabalho, convidando-nos para uma celebração eucarística e, depois, numa reunião de trabalho, tendo em vista aperfeiçoar a nossa rede de contactos com os portugueses, disponibilizou-se para trabalhar conjuntamente com as autoridades lusas na identificação e no apoio a cidadãos portugueses e lusodescendentes com necessidades», disse José Luís Carneiro.
O governante falava à agência Lusa ao finalizar uma visita de três dias à Venezuela, onde se reuniu também com portugueses nas cidades de Caracas, Maracay e Valência.
José Luís Cardoso destacou ainda que «o importante encontro» com a Conferência Episcopal permitiu também «conhecer uma parte significativa de párocos que têm origens portuguesas».
Sobre a visita, o secretário de Estado fez um balanço «bastante positivo», porque visitou os locais onde decorrem as consultas médicas, se prescrevem medicamentos e exames de diagnóstico.
Para José Luís Carneiro, «esta nova experiência de rede médica constituída em parceria da embaixada com o movimento associativo português está a produzir bons resultados».
«São já várias centenas de portugueses consultados e o mecanismo de envio de medicamentos, que anda na ordem dos 15 dias, entre a saída dos pedidos e a chegada das remessas, está a ter resultados muito bem reconhecidos por portugueses e lusodescendentes», frisou.
O governante considerou, também, que o movimento associativo «reconhece o esforço desenvolvido pelo Governo português e fez questão de o assinalar, reconhecendo o papel do embaixador Carlos de Sousa Amaro, dos consulados-gerais, dos consulados honorários e predispôs-se» a apoiar «no reforço da rede de apoio médico que vai ter desenvolvimentos num futuro próximo, no sentido do seu alargamento».
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta