Macau tem mantido relações estreitas com o mundo lusófono, União Europeia e países latinos, resultado de afinidades históricas em diversos sectores como a economia, a cultura e a área social e do Direito.
Macau empenha-se na promoção do intercâmbio e cooperação cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa e no desenvolvimento da diversificação das suas indústrias, tal como um arco-íris ligando a riqueza da cultura chinesa com as particularidades da cultura lusófona, e promovendo o respetivo intercâmbio e cooperação. A “Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa”, o “Festival da Lusofonia”, o “Desfile por Macau, Cidade Latina”, entre outras atividades, contribuem para enriquecer, cada vez mais, as características culturais sino-lusófonas de Macau.
A “Semana Cultural”, criada em 2008, é reflexo do “cordão umbilical cultural” ligando Macau com os Países de Língua Portuguesa, como também uma grande festividade que espelha a multiculturalidade do território. Até à presente data, foram realizadas 9 edições deste evento cultural que consagra Macau como plataforma de intercâmbio cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Nas edições anteriores da Semana Cultural, juntaram-se, em Macau, grupos artísticos, artistas populares e figuras culturais locais e do mundo lusófono para espetáculos e apresentações da sua gastronomia e artesanato; simultaneamente, foram organizadas exposições plásticas, de pintura e de fotografias.
Anualmente, são convidados grupos artísticos e artistas de uma província ou município da China para se deslocarem a Macau no âmbito da “Semana Cultural”. Nesse âmbito, já visitaram o território grupos artísticos e artistas de Liaoning (Shenyang), Sichuan, Jilin, Xinjiang, Anhui, Zhejiang, Guangdong (Shantou), Yunan (Kunming), Região Autónoma de Guangxi Zhuang (Município de Baise) e Guizhou (Distrito Congjiang), para interagirem com a população local, concorrendo para o reconhecimento de Macau como cidade de cultura sino-lusófona e de tradições únicas.
O Secretariado Permanente do Fórum de Macau irá continuar a envidar todo o seu esforço para apoiar e promover a cooperação cultural, promovendo várias atividades culturais, no sentido de reforçar constantemente o papel de Macau enquanto plataforma de intercâmbio cultural e elo de ligação entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta