Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
The Big Texan

EUA: Luso-americanos estão a sair dos estados tradicionais em direção à Florida e Texas

Fevereiro 22, 2021
899
Angola

Angola: Reformas convencem estrangeiros, mas população não vê benefícios

Fevereiro 22, 2021
900
Guarda Capital da Cultura

Guarda Capital da Cultura cria bienal para premiar projetos de artistas e artesãos

Fevereiro 22, 2021
901
limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Conheça os limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Fevereiro 22, 2021
900
Caves de Vinho do Porto

Caves de Vinho do Porto com menos 81,8% de visitantes em 2020

Fevereiro 22, 2021
900
espinafres

Comer espinafres ‘para ficar mais forte’. Há benefícios além do ferro

Fevereiro 22, 2021
900
Sérgio Conceição

Renovação de Sérgio Conceição não avança e Inter está ‘à espreita’

Fevereiro 22, 2021
899
Taça de Portugal de hóquei em patins

Cancelada edição 2020/21 da Taça de Portugal de hóquei em patins

Fevereiro 22, 2021
901
Dia de Fall River

EUA: Celebração do Dia de Fall River em Portugal adiada para 19-22 de agosto

Fevereiro 21, 2021
902
a bombeiros de Mondim de Basto

Suíça: Emigrantes doaram 70 mil euros a bombeiros de Mondim de Basto

Fevereiro 21, 2021
902

IV Encontro de Investidores da Diáspora

Novembro 7, 2019
em Economia
0
IV Encontro de Investidores da Diáspora

O IV Encontro de Investidores da Diáspora teve lugar em Viseu e iniciou-se com uma receção de boas vindas a 12 de dezembro, nos Paços do Concelho. Os trabalhos desenvolveram-se a 13 e 14 de dezembro neste Pavilhão Multiusos.
Esta iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a Comunidade Intermunicipal de Viseu Dão Lafões, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e do Turismo do Centro de Portugal.
O Encontro reuniu mais de 500 participantes, incluindo membros do Governo, Deputados à Assembleia da República, autarcas, responsáveis de entidades públicas, representantes de empresas, de câmaras de comércio e do associativismo das comunidades portuguesas. Fundamental foi a presença de muitos empresários portugueses e lusodescendentes, provenientes quer da diáspora portuguesa, designadamente de 26 países dos continentes, quer do território nacional, em particular da região de Viseu Dão Lafões.
Na sessão de abertura, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Viseu salientou a importância destes Encontros enquanto oportunidade de congregar empresários portugueses e lusodescendentes residentes em dezenas de países, assim como empresários estabelecidos em território nacional, proporcionando-lhes informação, espaço de interação mútua, de conhecimento e troca de experiências, e de promoção de negócios, na perspetiva quer da captação de investimento, quer da internacionalização do território. Partilhou um pouco da experiência de Viseu neste âmbito, dos resultados até à data obtidos e dos planos em curso, nomeadamente o destaque para a área ambiental.
O Senhor Presidente do Conselho Intermunicipal de Viseu Dão Lafões destacou o potencial económico da região nas mais variadas áreas, em particular no sector automóvel, na saúde, farmacêutica, agro-alimentar e produtos regionais de alta qualidade. E a sua excelência de oferta e oportunidades, a que o presente Encontro conferia particular e benéfica visibilidade, na perspetiva da Diáspora.
Numa perspetiva naturalmente mais ampla, o Presidente em suplência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro aludiu à estratégia em curso de promoção da região centro do país, incindindo em sectores específicos, como o sector agroalimentar, a produção de vinho e o património material e imaterial. Chamou a esta partilha de experiências e promoção de negócios a “web summit” da Diáspora Portuguesa.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros reafirmou que a Diáspora portuguesa constitui um poderoso instrumento de afirmação internacional de Portugal e de desenvolvimento do tecido económico e empresarial do país e dos seus territórios, citando alguns exemplos concretos.
Face à perceção clara da importância estratégica do empreendedorismo das Comunidades Portuguesas, da sua expressão económica e do seu duplo potencial de captação de investimento no nosso país e de plataforma de apoio à sua internacionalização, trabalhado no Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, decidiu-se elaborar um Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora 
O Programa terá por objetivo valorizar e potenciar este ativo estratégico, através de um enquadramento integrado e multidisciplinar que o apoie e concretize nos territórios. Para a elaboração e implementação do Programa, que ficará sob tutela partilhada do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e do Ministério da Coesão Territorial, através da Secretaria de Estado da Valorização do Interior. 
Contribuirão outras áreas governativas importantes para o empreendedorismo da diáspora e a sua ligação ao território nacional, como a Economia e Turismo, a Internacionalização, a Inovação e Modernização Administrativa, a Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, as Infraestruturas e Habitação, e a Agricultura e Desenvolvimento Rural, para além das relevantes entidades Aos níveis nacional, regional e local. Com todas as tutelas e entidades envolvidas será feito um trabalho de articulação em rede, através da Rede de Apoio apo Investimento da Diáspora.
A Ministra da Coesão Territorial corroborou, na sua intervenção, a importância do Programa Nacional do Investimento da Diáspora, enquanto instrumento de promoção da coesão territorial, atenuação das assimetrias territoriais, aprofundamento das relações entre emigrantes e lusodescendentes e a sua comunidade de origem e reforço do sentimento de pertença a um desígnio comum.
Nesse sentido, e entre muitas outras medidas, serão criadas linhas de apoio financeiro direcionadas ao investimento da Diáspora, disponibilizadas pelos Programas Operacionais Regionais, geridos pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional, com Avisos dedicados e em contínuo, dotação financeira dedicada aos territórios de baixa densidade, majoração das taxas de apoio para esses territórios, e aposta na inovação empresarial e na qualificação dos recursos humanos. Será também elaborado um Manual de Apoio ao Investimento da Diáspora.
Seguiu-se a intervenção de José Luís Carneiro, anterior Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, que se regozijou com a criação do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora e o enquadrou no caminho trilhado no âmbito da promoção do investimento da diáspora e da internacionalização por via desta, destacando alguns exemplos emblemáticos que evidenciam bem o espírito empreendedor dos nossos concidadãos no mundo. Referiu, também, o eixo estratégico, fundamental que representam as comunidades portuguesas no mundo para a política externa do nosso país, comparável mesmo, em peso e relevância, a outras dimensões da soberania dos Estados. Salientou a importância da geopolítica da Diáspora em articulação com a política internacional. Nesta ocasião, foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas, grau ouro.
O painel da manhã foi introduzido pelos Secretários de Estado Adjunto e da Economia, do Turismo, da Internacionalização e da Habitação, que traçaram as grandes linhas orientadoras das suas tutelas para a área do empreendedorismo das comunidades portuguesas, em particular no que respeita a políticas, mecanismos e medidas de apoio ao investimento e à internacionalização. O painel foi complementado com intervenções de natureza mais técnica, prestadas por dirigentes e representantes de instituições no âmbito da atração do investimento e da inovação, e bem assim na área tributária.
Destaque para as intervenções, a cargo dos Representantes dos Governos Regionais da Madeira e dos Açores, nas quais foi sublinhado o grande potencial económico de ambos os arquipélagos e do empreendedorismo das suas diásporas, num trabalho conjunto com o Governo da República no fomento do investimento da diáspora naquelas regiões autónomas, em particular através dos Encontros Intercalares de Investidores da Diáspora, tenso sido anunciado a realização do próximo, nos Açores, em 2020. 
Seguiu-se um painel intitulado “As Experiências e as Oportunidades”, que intencionalmente intercalou a apresentação de iniciativas de empresários com breves módulos de informação sobre políticas públicas relevantes para as comunidades Portuguesas e lusodescendentes.
A partilha de experiências e exemplos concretos de investimento e internacionalização com base ou destino na Diáspora, que proporcionou também momentos de curto debate – abrangeu áreas tão diversas como o agroalimentar, o turismo, a arte têxtil ou as tecnologias limpas e as energias renováveis.
A informação sobre políticas públicas relevantes para a diáspora foi apresentada por dirigentes das instituições que as tutelam e incluiu a promoção da língua e cultura portuguesas junto das comunidades portuguesas e lusodescendentes, a campanha “Estudar e Investigar em Portugal” e o contingente especial de acesso ao ensino superior português dedicado às comunidades portuguesas e lusodescendentes, o acesso ao IFFRU 2020 – Instrumento Financeira para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, ao programa de Renda Acessível ou às funcionalidades da contabilidade nos negócios internacionais, bem como o apoio ao regresso e investimento dos emigrantes nas suas variadas dimensões, desde os Gabinetes de Apoio ao Emigrante até ao Programa Regressar. De salientar também a apresentação do novo projeto da Fundação AEP, “Rede Global da Diáspora”, e a assinatura do protocolo de colaboração para o seu desenvolvimento e implementação, entre a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e o Presidente daquela Fundação, encerrando os trabalhos do primeiro dia.
O segundo dia foi focado sobretudo na região centro, território de acolhimento deste IV Encontro, e no seu potencial e oportunidades em matéria de captação de investimento das comunidades portuguesas.
O primeiro painel foi dedicado às temáticas do empreendedorismo jovem da Diáspora. Foi introduzido pelo Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, contou com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Viseu e com a participação, num breve debate, de jovens empresários da região que se encontram em processo de internacionalização.
O segundo painel centrou-se na importância da inovação no setor agroalimentar enquanto eixo de dinamização dos territórios do interior, e foi introduzido pela Secretária de Estado da Valorização do Interior. Participaram, em breve debate, empresários da região no setor agroalimentar, designadamente das fileiras do vinho do Dão e do Enoturismo, do queijo Serra da Estrela e da gastronomia.
Todas as temáticas estratégicas principais ligadas à Região Centro e ao desenvolvimento do seu tecido económico e empresarial e dos seus territórios confluíram no terceiro e último painel do evento, sempre num enquadramento global da promoção do empreendedorismo das comunidades portuguesas e da sua ligação ao território. Foi introduzido pelo Secretário de Estado da Juventude e do Desporto.
À intervenção do Presidente da Câmara de Viseu, dedicada aos fatores de atração e captação de investimento nos centros históricos e ao exemplo concreto da cidade, seguiram-se alocuções do Presidente da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal e do Vogal da Comissão Diretiva do Centro 2020, ambas focadas em programas e medidas em curso para o desenvolvimento da região e aproveitamento do seu potencial e um debate entre o Presidente da Direção da Associação Empresarial da Região de Viseu, os Presidentes das Câmaras Municipais de Tondela e Mangualde, e ainda representantes de empresas e grupos económicos de dimensão e renome na região.
Este Encontro foi encerrado pelo Diretor Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas. 
 

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade
Deixe o seu comentário:
Partilhar44Tweet27EnviarEnviar
Anterior

Ranking da Cision revela quais são as startups mais mediáticas de Portugal

Seguinte

Macau e Xangai têm «grande complementaridade» na relação com os países de língua portuguesa

Artigos Relacionados

azeitona
Economia

Produção de azeitona cai 25%, mas deverá ser a 6.ª mais produtiva em 80 anos

Fevereiro 19, 2021
905

A produção de azeitona deverá diminuir 25% este ano, devido ao "fraco vingamento dos frutos", mas as 734 mil toneladas...

Apoiar Rendas
Economia

Fisco vai ceder dados para validar o Apoiar Rendas

Fevereiro 19, 2021
908

Os pedidos de apoio para o pagamento de rendas comerciais vão ser validados com recurso a dados da Autoridade Tributária...

NOKIA

Nokia vai criar centro de serviços globais em Portugal, com investimento de 90 milhões de euros

Fevereiro 18, 2021
907
Antonio Costa

Governo coloca em consulta pública versão preliminar do Plano de Recuperação e Resiliência

Fevereiro 17, 2021
913
Açores

Açores: PRR tem 125 milhões para recapitalização das empresas açoreanas

Fevereiro 17, 2021
910
Arrancam hoje as candidaturas aos estágios remunerados do Ativar.pt

Arrancam hoje as candidaturas aos estágios remunerados do Ativar.pt

Fevereiro 16, 2021
909
Seguinte
Macau e Xangai têm «grande complementaridade» na relação com os países de língua portuguesa

Macau e Xangai têm «grande complementaridade» na relação com os países de língua portuguesa

Morna classificada como Património Imaterial da Humanidade, mas «ainda não há decisão final»

Morna classificada como Património Imaterial da Humanidade, mas «ainda não há decisão final»

Entrevista

João Cravinho diz que formação de militares em Moçambique poderá começar em abril


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

The Big Texan

EUA: Luso-americanos estão a sair dos estados tradicionais em direção à Florida e Texas

Angola

Angola: Reformas convencem estrangeiros, mas população não vê benefícios

Guarda Capital da Cultura

Guarda Capital da Cultura cria bienal para premiar projetos de artistas e artesãos

limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Conheça os limites das deduções em despesas para desconto no IRS

Caves de Vinho do Porto

Caves de Vinho do Porto com menos 81,8% de visitantes em 2020

espinafres

Comer espinafres ‘para ficar mais forte’. Há benefícios além do ferro

Sérgio Conceição

Renovação de Sérgio Conceição não avança e Inter está ‘à espreita’

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Eurico Brilhante Dias

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Eurico Brilhante Dias
Dantas Rodrigues

O Brexit e os empresários portugueses

Dantas Rodrigues
Luisa Pais Lowe

2021, um ano luso-esloveno

Luisa Pais Lowe
Daniel Bastos

A memória da emigração nos espaços museológicos das comunidades portuguesas

Daniel Bastos
Um português na Eslovénia

A harpa jazz que nos transporta para outros mundos

João Costa

Mais Lidas

Rendas em atraso? Eis como pedir o apoio no âmbito da Covid-19

Rendas em atraso? Eis como pedir o apoio no âmbito da Covid-19

segurança social

Prazo para pedir novo apoio social prolongado. Oito questões sobre o tema

Covid-19: Confinamento, bloqueio de internet e livros nos supermercados. Pontos essenciais do novo estado de emergência

Covid-19: Confinamento, bloqueio de internet e livros nos supermercados. Pontos essenciais do novo estado de emergência

Vila Morta, o vídeo que mostra Óbidos sem turistas, nem residentes

Vila Morta, o vídeo que mostra Óbidos sem turistas, nem residentes

João Cravinho diz que formação de militares em Moçambique poderá começar em abril

João Cravinho diz que formação de militares em Moçambique poderá começar em abril

Facebook Instagram Twitter LinkedIn RSS

Contactos

COMUNIDADES LUSOFONAS
Rua: João de Ruão, nº 12 – Esct 121
3000-229 Coimbra (Portugal)
geral@comlusofonas.pt

REDAÇÃO
redacao@comlusofonas.pt

PUBLICIDADE
publicidade@comlusofonas.pt
publicidade@cevid.pt

Secções

  • Edições Eletrónicas
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Entrevista
  • Opinião
  • Portugal
  • Mundo

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Contactos
  • Arquivo PORT.COM

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades Portuguesas
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessário
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

CookieTipoDuraçãoDescrição
Nenhum registo encontrado