A comitiva portuguesa conta com 37 atletas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro 2016.
Depois de pouco mais de duas semanas de intervalo, o Rio volta a receber a elite mundial dos atletas. A decorrer entre 7 e 18 de setembro, os Jogos Paralímpicos Rio de Janeiro 2016 serão os primeiros a serem celebrados na América do Sul e os mais importantes em termos do número de países representados. Durante os próximos 12 dias prestarão provas cerca de 4300 atletas provenientes de 176 países, o maior número de participações da história dos paralímpicos.
Outro número impressionante é o do total de medalhas que vão ser distribuídas: 2.642. E todas terão um dispositivo em aço que emitirá sons decrescentes do ouro ao bronze para que os portadores de deficiência visual possam reconhecê-las e trarão a inscrição “Rio 2016 Paralympic Games” em Braille, o alfabeto tátil para cegos.
Os 37 atletas paralímpicos portugueses vão competir em sete modalidades: judo, tiro, atletismo, natação, boccia, equitação e ciclismo. Saiba quem são alguns dos atletas que vão representar Portugal:
O Comité Paralímpico de Portugal lançou, igualmente, uma iniciativa de apoio aos atletas portugueses, com a hashtag #SemPena2016. Trata-se de um movimento que pretende acabar com o sentimento de pena que muitas vezes se associa a estas nossas estrelas do desporto nacional e que quer dar a conhecer o esforço e espírito de superação dos atletas paralímpicos.
Tendo como lema a “Igualdade, inclusão e excelência desportiva”, esta campanha tem sido um sucesso e já foi premiada nos Lusos, os Prémios Lusófonos da Criatividade.
A cerimónia de abertura será transmitida em direto pela RTP, hoje a partir das 22h30.
Foto em destaque ©Carlos Alberto Matos
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta