A ‘Festa do Emigrante’, a 15 de agosto, ficará marcada por um programa diversificado.
O secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, vai marcar presença na tradicional ‘Festa do Emigrante’ de Marco de Canaveses, agendada para o próximo dia 15 de agosto, no Castelinho, na freguesia de Avessas e Rosém.
A data servirá para a autarquia assinar, com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, um novo protocolo, de 2.ª geração, tendo em vista a criação de um novo Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).
Este espaço «terá como objetivos a criação de uma estrutura de apoio aos munícipes que tenham estado emigrados, que estejam em vias de regresso, ou ainda a residir nos países de acolhimento», revelou a presidente da Câmara Municipal, Cristina Vieira, em declarações à rádio Marcoense.
«O que nós pretendemos é que os nossos emigrantes não tenham que se deslocar à capital do distrito para resolver estes assuntos», sublinhou.
A médio prazo, em conjugação com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o objetivo do GAE é dinamizar as potencialidades económicas do concelho junto das comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, onde se estima existirem mais de cem mil empresas portuguesas.
Além da assinatura do novo protocolo, a ‘Festa do Emigrante’, a 15 de agosto, ficará marcada por um programa diversificado.
«Queremos festejar esta época do ano em que as famílias voltam a estar juntas, em que revivem memórias e as saudades dão lugar à alegria. A grande maioria das famílias marcoenses tem emigrantes, nesta festa queremos brindar à felicidade por termos os nossos por perto», concluiu Cristina Vieira.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta