A Câmara de Lisboa vai celebrar o Natal em igrejas, mas também em espaços de outras confissões e promove um concerto com ‘hits’ do pop-rock português para a passagem de ano.
A celebração do natal com comunidades que professam outras religiões, espetáculos de ‘video mapping’ na Fonte Luminosa, animação de rua e um concerto com vários artistas portugueses que vão interpretar ‘hits’ do pop-rock português na passagem de ano são algumas das propostas da Câmara Municipal de Lisboa para a programação natalícia e de fim de ano do município.
A autarquia vai investir cerca de 650 mil euros na iluminação, “menos 110 mil” do que em 2016, anunciou o presidente da Câmara, Fernando Medina, em conferência de imprensa.
“É um momento particular da vida coletiva na cidade”, notou o autarca, considerando que a programação procura criar condições “para um maior usufruto do espaço público e da relação de todos com a cidade”.
No dia 1 de dezembro foram acendidas no Terreiro do Paço as 86 mil lâmpadas que vão iluminar as ruas da cidade até ao Dia de Reis, informou.
Durante a época natalícia, há ainda a habitual projeção de espetáculos de ‘videomapping’, mas desta vez na Fonte Luminosa e não no Terreiro do Paço como é hábito, referiu Fernando Medina.
No Terreiro do Paço, voltou a ser instalada uma árvore de natal de 30 metros, sendo que também há uma árvore no Rossio.
Os concertos em igrejas da cidade, que são já “uma tradição” em Lisboa, este ano estendem-se também a espaços de culto de outras religiões, como é o caso do Centro Ismaili de Lisboa e o Templo Radha Krishna.
Com a novidade, o município pretende mostrar uma Lisboa “aberta e tolerante” às várias comunidades religiosas que habitam na cidade, explanou.
Para a programação de fim de ano – que a autarquia apelida de “Super Ano Novo” -, haverá concertos na Praça do Comércio, de 29 a 31 de dezembro.
A 29 de dezembro, atua a fadista Ana Moura, e, no dia seguinte, o palco na Praça do Comércio será reservado à música africana, com atuações da cantora de ascendência cabo verdiana Lura e do angolano Bonga, referiu a vereadora.
Para a passagem de ano, as festividades arrancam às 22H00 com concerto de Marta Ren & The Groovelvets, seguido da atuação dos Capitão Fausto.
Depois do espetáculo pirotécnico, acompanhado da música do duo Beatbombers (Stereossauro e DJ Ride), segue-se um concerto que junta vários artistas portugueses que vão cantar hits do ‘pop-rock’ português, num evento com direção artística de Luís Varatojo.
Após a meia-noite, sobem ao palco nomes como Ana Bacalhau, Lena D’Água, Viviane e Samuel Úria, num concerto “para a família” e que junte diferentes gerações.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta