Foi anunciada, no início deste ano, a criação de uma nova associação dedicada aos lusodescendentes em Lisboa.
Os diretores da Associação Internacional dos Lusodescendentes – AILD, com sede na capital portuguesa, são maioritariamente lusodescendentes a residir em diversos países, e presidida por Philippe Fernandes, CEO da empresa Cisterdata, lusodescendente nascido em França, que mora atualmente em Lisboa.
A associação tem como missão e objetivo «envolver os portugueses de cá e de lá, aproximando-os, criando empatia, redes e laços».
A AILD, tem desde já, na sua agenda, um ambicioso plano de atividades, onde a «promoção da língua e da cultura portuguesas serão bandeira»
«O movimento associativo das nossas comunidades (a residir no estrangeiro), será o nosso parceiro, assim como também, serão nossos parceiros, todos quantos se queiram associar à nossa causa, ação e dinâmica», refere em comunicado a nova instituição.
Em breve será divulgada a primeira iniciativa pública, para discussão de um tema «de grande relevância para os lusodescendentes e que promete ser um debate participado».
Iniciativa já divulgada foi a Promovinvest, que pretende promover a territorialização do investimento em Portugal, numa ação conjunta com vários empresários e concidadãos lusodescendentes a residir em diversos países do mundo.
«Esta associação pretende ser um veículo aglutinador, promotor de parcerias e aberto a todos os que se queiram associar a nós, imbuídos de um espírito de missão e de voluntariado, mas também, envoltos numa enorme alegria, de podermos dar o nosso contributo, em prol de uma causa e um desafio, que é Portugal e os seus» finaliza.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta