O evento, de acordo com o seu portal, “é o maior concurso de beleza português, que se realiza anualmente desde 2011, e veio dar seguimento ao antigo título Miss Portugal.”
A lusodescendente Theresa Agonia, filha de emigrantes de Viana do Castelo em Rhode Island, é a primeira representante dos Estados Unidos da América ao concurso ‘Miss Portuguesa’.
Os organizadores do ‘Miss Portuguesa’ detêm igualmente os direitos para Portugal dos prestigiados 5 concursos do Grand Slam – Miss Mundo, Miss Universo, Miss Internacional, Miss Supranacional e Miss Grande Internacional – cabendo-lhes assim as representantes portuguesas àqueles certames.
O jornal LusoAmericano divulgou alguns dados biográficos da candidata:
- Theresa Agonia é a filha mais nova de Fernanda e do falecido Manuel Agonia, ambos de Viana do Castelo, no Minho, Portugal. Os Agonia migraram em 1981 para a América e Theresa acabaria por nascer em Central Falls, RI, onde cresce e completa o liceu.
- Enquanto crescia, os pais mantiveram-na muito envolvida na cultura portuguesa. Em 2013, tornou-se o primeiro membro da sua família a concluir um curso superior, obtendo um diploma em Comunicação pela Roger Williams University.
- Em agosto de 2015, Theresa foi coroada Miss Rhode Island USA 2016 e passou a competir no concurso Miss EUA, transmitido nacionalmente em junho desse ano.
- Ganhou o Prémio Jovem Luso-Americana Promessa 2015 do PALCUS.
- Atualmente, é subchefe de gabinete do presidente da câmara de Providence, Jorge Elorza.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta