O empresário lusodescendente Simon Haxton vai recuperar tradições com a destilaria Portuguese Bend em Long Beach, a sul de Los Angeles, com abertura prevista até ao final do ano.
O espaço irá recuperar métodos tradicionais de destilação anteriores à Lei Seca dos anos vinte do século passado e terá bar de degustação e restaurante. O Portuguese Bend, onde serão destiladas bebidas espirituosas como rum, gin, vodka e diversos whiskys, aguarda o processo final de inspeções do condado de Los Angeles.
O empresário é acompanhado por um grupo de investidores do ramo da restauração, «sem influência de uma casa-mãe corporativa» e estará à frente da primeira destilaria de Long Beach e oitava do condado de Los Angeles. O projeto está a ser desenvolvido há quatro anos com apoio da cidade, que tem um legado histórico relacionado com o tráfico de álcool durante a Lei Seca, devido aos seus portos de fácil acesso.
Simon Haxton é descendente de imigrantes portugueses da Madeira, os Fernandes, que chegaram à Califórnia há várias gerações. O nome Portuguese Bend «advém da reserva local onde os portugueses pescavam e caçavam baleias», explicou o empresário à agência Lusa, e onde mais tarde, durante a Lei Seca, «era escondido o álcool contrafeito» transportado entre o terminal e a ilha Catalina.
O empresário também lembrou que a Madeira «fornecia a tinta azul que os colonos usavam para fazer os uniformes durante a Revolução Americana» e que o vinho da Madeira «era um dos favoritos de George Washington e Thomas Jefferson».
A destilaria será aberta na baixa de Long Beach, uma área de comércio e entretenimento com zona pedonal que vai até à praia, com «atmosfera casual de alto nível». Simon Haxton argumentou que a proximidade com locais de desembarque de navios de cruzeiro, a Disneyland e Los Angeles fará do espaço «uma excelente localização de destino» com atrativos para «turistas de todo o mundo».
Além de álcool, haverá um menu de comida gerido por dois dos investidores, Brenda Rivera e Luís Navarro, que têm outros negócios de restauração. A ideia será criar opções alinhadas com as bebidas e cocktails, muitos deles sazonais, «aproveitando ingredientes frescos e locais quando estão na sua época».
Em janeiro de 2019, o Portuguese Bend planeia começar a distribuir bebidas espirituosas para várias localizações dentro dos Estados Unidos e espera «chegar aos clientes globais» pouco tempo depois.
Foto em destaque ©Stephen Carr
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta