Fionn Ferreira tem 18 anos e apresentou um projeto para remover microplásticos da água.
A Google anunciou que o vencedor deste ano da sua Sience Fair é Fionn Ferreira, um lusodescendente de 18 anos a viver na Irlanda e que apresentou um projeto com o objetivo para remover microplásticos da água. O jovem foi galardoado com um prémio de 45 mil euros, numa cerimónia que decorreu na sede internacional da Google em Mountain View, Califórnia.
Fionn teve a ideia de desenvolver o projeto quando se apercebeu da existência de óleo e plásticos colados a uma rocha enquanto passeava na praia, em Ballydehob.
«Fiquei alarmado por saber a quantidade de microplásticos que entram no sistema de águas residuais e consequentemente nos oceanos», escreveu Ferreira no site do projeto.
Mas como será possível remover microplásticos da água? O método depende de uso de ferrofluidos que, quando misturados com água, atraem os microplásticos. Ao misturar um íman, é possível deixar a água limpa destes detritos.
O projeto venceu o grande prémio da competição e, de acordo com a CNN, Fionn recebeu 50 mil dólares em financiamento educacional. Entretanto, os familiares portugueses de Fionn não deixaram de dar os parabéns ao jovem.
«Estamos muito orgulhosos do nosso neto. Beijinhos», pode ler-se no comentário deixado pela avó, Maria Ferreira, na publicação de Facebook de Fionn.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta