Nuno dos Santos chegou à Suíça em 2003 e tal como todos os portugueses foi à procura de um recomeço. Em 2011 criou a Associação de Apoio à Comunidade Portuguesa, cuja missão é minimizar o impacto negativo da chegada dos emigrantes ao fortalecer o apoio prestado. Agora decidiu estender esta rede de apoio ao mercado empresarial e lançou a Lusophone Business Assistance.
Nunca a palavra internacionalização foi tão discutida nas realidades organizacionais. Com a crise económica europeia e a fraca absorção do mercado interno, sobretudo para empresas que atuam em nichos ou em mercados domésticos pequenos e limitados, é crucial para a sua autossustentação e sobrevivência que diversifiquem a sua presença e iniciem ou reforcem a mesma nos mercados internacionais.
Um dos países que mais desperta o interesse das empresas portuguesas é a Suíça, sendo que em 2017 foram inscritas no Registro Comercial mais de 41 mil novas empresas, pertencendo mais de um terço delas a investidores estrangeiros.
Com um mercado doméstico de 8 milhões de consumidores com elevado poder de compra, a Suíça, para além de ter um ecossistema muito recetivo ao investimento estrangeiro, representa ainda uma ponte para negócios a uma escala mundial, ideal para a promoção de networking uma vez que conecta e congrega investimentos de todo o mundo.
A internacionalização não pode ser vista como uma mera extensão das posições estratégicas nacionais e o plano de negócios exige adaptação ao mercado de chegada. Não se trata de um processo simples e uma exposição internacional implica riscos e consequências que muitas vezes vão para além do capital investido. Por muitos estudos e análises que se façam a todas as variáveis internas ou externas como a envolvente política, jurídica, económica, social e cultural, quando se está no terreno começam os verdadeiros problemas.
Esta realidade assusta muitas empresas, que receosas da mudança não equacionam no seu modelo de negócio a internacionalização, sobretudo quando nos referimos a pequenas e médias empresas.
Leia a notícia na íntegra na edição de março da Revista PORT.COM.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta