A lista de 25 países mais ricos inclui a maior parte dos principais destinos da emigração portuguesa.
Não é novidade que uma das principais motivações para a emigração de portugueses é a procura de melhores condições económicas, sobretudo através de empregos com remunerações superiores às praticadas em Portugal. E parece que a escolha dos destinos de emigração tem sido bem executada, a julgar pela lista dos 25 países mais ricos do mundo, onde se encontram vários com populosas comunidades portuguesas, como o Luxemburgo, os Emirados Árabes Unidos e a Suíça.
Suportada nos dados do Banco Mundial e do FMI, a revista Global Finance encarregou-se da elaboração deste ranking. A Europa contribui com 13 dos 25 países. No entanto, o Reino Unido fica de fora, na 27.ª posição.
O Luxemburgo, onde os portugueses continuam a constituir a maior comunidade estrangeira, continua em 2.º lugar, apenas atrás do Qatar, para onde partem cada vez mais cidadãos nascidos em Portugal. O top 3, que se mantém inalterado face à edição de 2015 do mesmo ranking, fica completo com Singapura.
Até à 25.ª posição encontram-se destinos da emigração portuguesa como Noruega (6.º), Emirados Árabes Unidos (7.º), Estados Unidos da América (9.º), Suíça (10.º), Austrália (15.º), Alemanha (18.º), Canadá (20.º), Dinamarca (21.º), Bélgica (24.º) e França (25.º).
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta