A enfermeira chefe Catarina Fernandes e o enfermeiro Kevin Nazzaro, ambos do CHL, vão ficar para a história do Luxemburgo como os primeiros residentes a receber a vacina contra a covid-19.
Catarina Fernandes é a enfermeira chefe do Serviço Nacional de Doenças infeciosas do Centre Hospitalier do Luxembourg (CHL), serviço que recebe os doentes de covid-19, uma infeção grave respiratória contagiosa. Esta enfermeira e o enfermeiro Kevin Nazzaro foram as primeiras pessoas no Grão-Ducado a receberem a vacina contra a covid-19.
Como em tantos outros países pelo mundo, o momento em que foram vacinados teve direito a fotografia e a ser notícia no País.
A campanha de vacinação começou na manhã do dia 28 no Hall Vitor Hugo e nesta primeira fase vai prolongar-se por mais dois dias, 29 e 30. Este novo centro de vacinação anti-covid irá administrar a vacina a cerca de 430 pessoas por dia.
Na semana de 18 de janeiro, estas mesmas pessoas irão receber a segunda dose da vacina, dado que são necessárias duas doses da vacina da Pfizer/Biontech – a única disponível no País neste momento – para uma completa imunização.
O primeiro lote de 9.750 vacinas é destinado em primeiro lugar aos profissionais de saúde do Grão-Ducado. Eles constituem o grupo mais prioritário para receber a vacina. Cada hospital pode fazer marcações para 200 funcionários da sua equipe. Como a vacina é voluntária, cada pessoa tem de se inscrever para receber a única imunização que existe de momento para a infeção pelo vírus da covid-19.
No total, 4850 pessoas podem assim ser já vacinadas, isto porque são precisas duas doses por pessoa, como referido.
A partir de dia 8 de janeiro, os hospitais irão começar também eles a vacinar os seus profissionais para que não tenham de se deslocar ao Hall Vitor Hugo.
Em janeiro, está previsto também começar a dar a vacina às pessoas idosas residentes nos lares e centros de cuidado de saúde seniores e aos seus funcionários.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Parte do processo de vacinação será realizado nos próprios estabelecimentos através da deslocação de postos móveis de vacinação com equipas de profissionais devidamente especializados.
Contacto (LU)