O Governo aprovou no final da semana passada o lançamento de um novo apoio destinado aos trabalhadores independentes afetados pelas consequências financeiras da pandemia da covid-19. O montante é não-reembolsável, poderá chegar aos 4.000 e será atribuído uma única vez.
Segundo Lex Delles, ministro das Classes Médias do Luxemburgo, foi aprovada em reunião de Conselho de Ministros, o valor da nova indemnização ao apoio destinado aos trabalhadores independentes afetados pelas consequências financeiras da pandemia da covid-19, que varia em função do escalão fiscal do trabalhador, havendo três montantes fixos: 3.000, 3.500 ou 4.000 euros.
O apoio destina-se às pessoas com estatuto de trabalhador independente e que estão inscritos no sistema luxemburguês de segurança social enquanto independentes.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Além disso, o rendimento profissional do beneficiário deve ser igual ou superior a um terço do salário mínimo, mas nunca ser duas vezes superior ao ordenado mínimo.
De acordo com o ministro das Classes Médias, a ideia é reforçar o apoio aos independentes, trabalhadores fortemente atingidos pela crise atual.
O projeto de lei sobre a criação da nova medida deverá ser entregue no Parlamento em breve.