Especialistas consideram que o legado português foi determinante para Macau se tornar na capital mundial do jogo, quando as concessionárias registam recordes de receitas dos últimos quatro anos e a um ano de terminarem as primeiras licenças.
Segundo Hongwai Ho, professor do Centro Pedagógico e Científico na Área do Jogo do Instituto Politécnico de Macau, «Portugal influenciou fortemente o sistema sociocultural, económico e legal da cidade», explicou.
Como elementos de influência lusa do séc. XX, o docente destacou a introdução do «conceito de lei administrativa de concessão que serve de estrutura legal que rege a indústria de jogos de Macau desde 1961», bem como a criação dos impostos diretos sobre as receitas brutas dos casinos em 1976.
Apesar de, após a passagem da administração de Macau, em 1999, terem sido feitas algumas alterações ao modelo inicial português – que concedia monopólio a um operador, em vez do regime agora vigente de três concessionárias e três subconcessionárias – o sistema é ainda amplamente baseado na lei portuguesa.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta