Macau estreia de 24 de setembro a 02 de outubro um projeto de produção de um filme interativo em que os espetadores são chamados a intervir, em tempo real, na narrativa do filme, tornando-os protagonistas e coautores.
Intitulado ‘Cadavre Exquis’ e parte do projeto ‘Os Caminhos que se Bifurcam’, é da autoria do investigador Bruno Mendes da Silva, vice-coordenador do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve.
A produção do filme é da responsabilidade de Maria Paula Monteiro, também fundadora da ART 8 Macau, e é a segunda aposta da produtora, depois do filme sobre a vida e obra de Camilo Pessanha intitulado de “PeSanlé — O Poeta de Macau”.
Maria Paula Monteiro, diz que o objetivo do filme passa por «ampliar o espaço de desenvolvimento» em áreas como arte digital, tecnologia e comunicação associada ao cinema, em Macau, aproveitando o intercâmbio da produção, dos produtores artísticos e do conhecimento científico.
Segundo o mentor do projeto, Bruno Mendes da Silva, «é uma honra ajudar a contribuir para a educação científica em instituições académicas em Macau, que se debruçam sobre a investigação inovadora na área dos estudos artísticos e culturais, o caso da Universidade de S. José».
«Devo dizer que estou muito entusiasmado com a produção deste filme, o primeiro do género em Macau. É um desafio fantástico para alguém que, como eu, já trabalhou nesta cidade», acrescenta o investigador.
O filme reúne 11 parcerias com a Universidade do Algarve, à cabeça das quais estão a Universidade de São José, o Instituto Cultural de Macau e a Creative Macau.
De acordo com a organização, o filme conta com um guião e a ‘voz-off’ de Vítor-Reia Batista e vai concorrer a festivais internacionais, sendo exibido em 2019, em Portugal, em vários espaços expositivos.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta