O Governo da Madeira anunciou a criação de uma linha de apoio às empresas regionais no valor de 100 milhões de euros, bem como a isenção do pagamento de rendas habitacionais e de mensalidades nos estabelecimentos de ensino. Numa conferência de imprensa, este domingo no Funchal, o presidente do Governo Regional da Madeira, fez o ponto de situação da doença Covid-19 no arquipélago.
As medidas fazem parte de um pacote de apoios às famílias e empresas do arquipélago, face à pandemia da covid-19, e foram anunciadas pelo presidente do executivo, Miguel Albuquerque, em videoconferência, no final do concelho extraordinário do governo.
Albuquerque vincou que os apoios resultam da “gravíssima situação de paralisia económica” em que a região se encontra devido ao novo coronavírus.
“O Governo Regional aprovou a constituição de uma linha de apoio de tesouraria às empresas regionais, num montante até 100 milhões de euros, com uma bonificação de taxa de juro de 0% com carência de capital de 12 meses”, afirmou o chefe do executivo, explicando que a linha é exclusiva para as empresas da Madeira e está operacional dentro de 15 dias.
Esta linha inclui os empresários em nome individual e é independente das linhas de apoio aprovadas pelo Governo.
No âmbito do apoio às famílias, não haverá lugar a qualquer pagamento de mensalidades nas creches e estabelecimentos de ensino públicos e privados no mês de abril.
“Para assegurar liquidez e pagamento de salários nos estabelecimentos privados, o governo irá manter as condições contratuais e compensar esses estabelecimentos das perdas financeiras decorrentes do não pagamento das mensalidades”, esclareceu.
Estas medidas terão um impacto estimado em três milhões de euros e abrangem cerca de 15.000 alunos.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta