Madeira festeja novo ano com espetáculo pirotécnico de um milhão de euros

O espetáculo de pirotecnia que festeja a chegada do novo ano, na Madeira, que tem um custo de cerca de um milhão de euros, irá durar oito minutos e inclui 38 postos de lançamento de fogo em terra e no mar.
Tal como em outros anos, o espetáculo durará oito minutos e terá uma apoteose de 25 segundos, «como manda a tradição da Madeira», afirmou Carlos Macedo, da Macedo’s Pirotecnia, empresa mais uma vez responsável pelo fogo de artificio.
O espetáculo deste ano tem o tema «Madeira em Festa» e é inspirado nas tradições madeirenses do Natal e final de ano, tendo sido «desenvolvido de raiz e em exclusivo» para a ocasião.
Segundo Carlos Macedo, existirão «21 quadros pirotécnicos, com cores, tipologias e sons próprios».
As cores escolhidas para o espetáculo deste ano passam pelos laranjas, púrpuras, dourados, prateados, magenta e as cores básicas.
Para que os oito minutos de fogo de artifício aconteçam, explicou Carlos Macedo, foram transportadas «520 toneladas de material para a Madeira», numa operação que se iniciou a 9 de dezembro.
Serão utilizados 8.317 quilos de pólvora para um total de 24 toneladas de fogo, que será disparado às 00:00 de 01 de janeiro.
Para que os disparos aconteçam, a empresa divide a operação de montagem em fases.
«Entre 14 e 23 de dezembro vamos organizando tudo, para depois recomeçar em 26 com as ligações elétricas e colocar tudo no terreno em 29», explicou.
«Colocar no terreno» implica montar dois postos de fogo na ilha do Porto Santo, cinco postos em batelões ancorados na baía do Funchal e os restantes 31 postos de fogo no ‘anfiteatro’ que configura a cidade do Funchal.
 

Exit mobile version