2019 foi, mais uma vez, um ano recorde de reclamações registadas no Portal da Queixa. O número de reclamações ultrapassou as 100 mil reclamações recebidas, registando uma média de 275 queixas por dia.
Para a maior rede social de consumidores de Portugal, representa o 6.º ano consecutivo de crescimento, registando valores com o dobro do que regista o Livro de Reclamações Eletrónico do Estado.
«Este crescimento não significa que os portugueses passaram a reclamar mais, mas verifica-se que estão mais digitais, optando pela comodidade e a facilidade de comunicar com as marcas através do Portal da Queixa, ao invés de formalizarem uma denúncia, que implica burocracia e tem como finalidade um processo de coima para com o prestador», adianta a plataforma.
«Os consumidores atuais querem continuar a ser clientes satisfeitos e, por isso, procuram a proximidade das marcas para darem a sua opinião e contribuírem para a melhoria contínua».
Comunicações, TV e Media, Correio, Transporte e logística, Serviços de Administração Pública, Transportes Públicos e o Comércio de Tecnologia, foram as categorias com maior número de reclamações ao longo de 2019.
Em 2019, o principal motivo de reclamações foi relativo ao comércio eletrónico em toda a sua dimensão, contrariando a tendência dos últimos anos relativa às operadoras de telecomunicações, ou seja, com o aumento de utilizadores com acesso à internet, verifica-se igualmente um aumento de todos os setores que dela dependem, tais como as lojas online que são, cada vez mais, o canal privilegiado para as compras, verificando-se um crescimento exponencial tanto na Black Friday como no Natal.
«As empresas de entregas de encomendas passaram a ter um papel muito relevante em toda a jornada do cliente e os métodos de pagamento que passaram a facilitar todo o processo de compra online», refere o Portal da Queixa.
De salientar igualmente os provedores de internet que possibilitam o acesso à rede, tal como os equipamentos em que a navegação é efetuada, como os smartphones e os laptops.
Assim, verifica-se uma alteração comportamental, não só, na forma, mas também, no método em que o novo consumidor digital se apresenta na viragem da década.
«Embora exista uma maior propensão dos consumidores para a aquisição do conhecimento digital, os portugueses ainda demonstram muita falta de literacia digital, que os coloca em constante perigo, face às inúmeras ameaças à sua segurança através da internet. Atualmente, a falta de literacia digital em Portugal, já é equivalente ao problema do analfabetismo de há 30 anos na sociedade portuguesa», adianta a rede social de consumidores de Portugal.
«Infelizmente, esta realidade só poderá ser invertida com a partilha de conhecimento, assente numa estratégia global, não dependendo apenas das entidades governamentais – que deverão ser as principais potenciadoras – mas de todos os interessados no processo, nomeadamente as marcas que operam no mercado nacional», refere.
Comunicações, TV e Media
É a categoria com mais reclamações registadas ao longo do ano 2019 à semelhança do ano 2018, contabilizando um total de 11.270 reclamações. São claramente as Operadoras de Tv, Net e Telefone, o principal alvo das reclamações contabilizando um total de 10.384 reclamações. 2019 fica também marcado por um grande número de reclamações relacionadas com os serviços de valor acrescentado, 587 reclamações, o conhecido WAP billing.
Correio, Transporte e logística
Foi registado um total de 10.647 reclamações, um aumento de 28% face ao ano de 2018 (8.335). A grande vantagem na comodidade de encomendar online e receber em casa é muitas vezes colocada em causa, devido aos problemas na entrega das encomendas dos portugueses, principalmente em épocas de grandes volumes de encomendas, como os períodos da Black Friday e do Natal.
O universo dos CTT foram a marca com maior número de reclamações em 2019, contabilizando 6.293 reclamações (CTT com 4.314 e CTT Expresso com 1.962), ultrapassando a MEO que tem vindo a ser a habitual vencedora.
Serviços de Administração Pública
Em 2019, foram registadas 9.184 reclamações, dirigidas aos serviços públicos, um aumento de 30% face a 2018 (7.059).
Os atrasos nos pagamentos da pensões dominaram o ano de 2019 relativamente aos serviços de previdência da Segurança Social, as reclamações à ADSE também se intensificaram nos últimos meses do ano, mas os serviços públicos do estado que maior aumento registaram foram o SEF com as dificuldades de agendamento e o IMT com a emissão das cartas de condução, as licenças de TVDE e os cartões ADR.
No entanto o IMT é um exemplo de sucesso no atendimento e na resolução dos problemas apresentados, gerando uma Índice de Satisfação na ordem dos 93%, a par do IEFP com 96% e a Câmara Municipal de Lisboa com 73%, demonstrando que o serviço público pode estar em conformidade com os padrões de qualidade mais exigentes.
Nota final para o Ministério da Educação, que mais um ano voltou a registar um elevado número de reclamações relativas à plataforma MEGA (Manuais Escolares Gratuitos) antes do início do ano letivo.
Transportes Públicos, Aluguer e Condução
As 5.875 reclamações recebidas ao longo do ano de 2019, provam que os atrasos, as constantes supressões, e até as várias greves, não deixaram os passageiros satisfeitos. O ano de 2019 teve um aumento de 30% no número de reclamações em comparação com 2018 (4.801).
A TST foi a marca que registou o maior aumento do número de reclamações, que incidiram na sua maioria na supressão de carreiras e no mau relacionamento dos motoristas com os utentes. Em menor número, mas com um aumento percentual de registo foi igualmente a SMTUC.
Por outro lado, a CP que começou o ano com um aumento de reclamações em 82% face ao período homólogo, por motivo de atrasos, conseguiu reduzir as reclamações no segundo semestre de 2019, registando uma quebra de 7% em absoluto.
Ainda dentro dos Transportes, salientamos a subcategoria – Táxi e Veículos Ligeiros onde destacamos as principais marcas também alvo de reclamações:
Em 2019, o paradigma dos transportes de veículos ligeiros mudou totalmente, ao verificar-se uma quebra no número de reclamações aso Táxis e um abrupto aumento aos operadores das plataformas móveis com a Uber, a Kapten e a Bolt.
Esta realidade é o reflexo do aumento da quota de mercado por parte destas novas ofertas através de plataformas online, que naturalmente cria maiores dificuldades na execução do serviço de acordo com a expectativa do consumidor e por sua vez uma quebra da utilização do táxi, como meio de transporte, não deixando de ser uma análise curiosa tendo em conta os acontecimentos passados.
Comércio de Tecnologia
A tecnologia, desde os gadgets, os smrtphones aos computadores, são os produtos que cada vez mais atraem a atenção dos consumidores portugueses, e por isso, tendem a ser igualmente alvo de reclamações antes e depois das compras nas grandes superfícies comerciais. Em 2019, isso não foi exceção e a Black Friday voltou a ser manchete nos media, pelo número de reclamações que foram registadas relativas às alterações dos preços e à dificuldade de receção das encomendas.
A Worten mais um ano destaca-se pelo número de reclamações, muito superior aos concorrentes diretos, contudo o seu destaque vai igualmente para a capacidade que demonstrou na resolução dos problemas apresentados, registando um índice de Satisfação de 95% face aos 11% registados pela FNAC como rival em matéria de compras de tecnologia.
O Portal da Queixa adverte para «uma nova realidade nestas grandes superfícies comerciais, que se refere aos marketplaces, onde muitas vezes os consumidores compram a pequenos comerciantes através das páginas das grande empresas, sem terem essa informação presente e que por dificuldade de gestão de stocks e encomendas destes pequenos comerciantes, geram inúmeras reclamações, pois os clientes quando se apercebem sentem-se de alguma forma enganados, julgando terem comprado confiando na marca de grande dimensão».
Exemplo disso é a Dott (marca criada em parceria pelos CTT e a Sonae) que registou em dezembro de 2018 um aumento de 1.733% nas reclamações, face ao mês anterior.
“Para 2020, iremos continuar a registar cada vez mais reclamações, pois os consumidores já entenderam que foram empoderados com a visibilidade da sua opinião pública, através de plataformas como o Portal da Queixa. Esta é uma realidade que irá marcar e modificar a relação das marcas com os seus clientes, nos próximos tempos», diz Pedro Lourenço, CEO do Portal da Queixa by Consumers Trust.
«As estratégias de customer-centric não se esgotam na conversão do cliente e fazem-se ao longo de toda a experiência com o consumidor, devendo ser extremamente personalizada e próxima, nomeadamente nos touchpoints digitais que influenciam a opinião dos outros potenciais clientes», refere o responsável.
«Felizment,e a maioria das marcas já despertaram para esta realidade e começam a adotar um comportamento de humildade perante o erro, potenciando a resolução e a satisfação dos seus clientes, gerando assim reputação positiva. Cada vez mais, a era do Customer Sucess irá ditar o futuro das marcas no mercado em detrimento do preço, pois a verdadeira influência faz-se através da experiência de consumo», sublinha.
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