A cinco semanas da 7ª edição da Maratona, já estão garantidos 6.000 inscritos, dos quais cerca de 4.000 são estrangeiros. Estão confirmados em Lisboa, entre outros, 9 atletas gold do ranking da IAAF.
O presidente do Maratona Clube de Portugal, Carlos Móia, anunciou, na apresentação pública da prova, que a sétima edição da Maratona de Lisboa conta já com mais de 6.000 atletas inscritos, mas ambiciona atingir, no futuro, a fasquia dos 10 mil participantes.
Na apresentação da Maratona de Lisboa – que liga os concelhos de Cascais, Oeiras e Lisboa – e da Meia Maratona – com início na Ponte Vasco da Gama – o responsável pela organização do evento de 20 de outubro admitiu que, mesmo assim, “a corrida de 42 quilómetros terá de aumentar os níveis de adesão para poder elevar o cartaz de atletas estrangeiros convidados”.
Carlos Móia referiu ainda, o facto de já estarem garantidos para a maratona de 20 de outubro aproximadamente 4000 atletas estrangeiros inscritos, enquanto a meia maratona que percorre a Ponte Vasco da Gama no mesmo dia conta, para já, com cerca de 3.000 inscritos “vindos de outras paragens”.
Entre os principais candidatos à vitória na maratona de Lisboa destacam-se os nomes do queniano Samuel Wanjiku, vencedor da edição de 2014, e a compatriota Eunice Jeptoo, que conquistou em 2017 a maratona de Eindhoven.
Meia e Mini Maratona
Já as Meia e Mini Maratona vão ter, mais uma vez, a Partida na Ponte Vasco da Gama. Tal como no ano passado, a Meia Maratona terminará na emblemática Praça do Comércio, o mesmo local da Maratona que vem de Cascais e a Mini Maratona no Parque das Nações.
No sábado, dia 19 de Outubro, as já clássicas provas “Mimosa Passeio da Família” e “EDP Mini Campeões” (esta em parceria com a Associação de Atletismo de lisboa), que é também o Campeonato Regional de Estrada Jovem, terminarão igualmente no Parque das Nações.
A edição deste ano será, mais uma vez, transmitida pela RTP, pela RTP Internacional (para milhões de pessoas em todo o mundo) e pela RTP África para os PALOPS: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e St. Tomé e Príncipe – comunidade com mais de 200 milhões de pessoas.
Elogios internacionais
Recentemente, a Maratona de Lisboa entrou na lista das 19 Maratonas do mundo que o American Express considera de “cortar a respiração”. E a Forbes colocou a Maratona no TOP 12 das Maratonas da Europa que devem ser “visitadas”. O jornal canadiano Huffpost incluiu Lisboa nas 6 melhores cidades para conciliar visita e corrida.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta