Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Fevereiro 28, 2021
139
Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Fevereiro 28, 2021
136
Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Fevereiro 28, 2021
140
Alex Mascarenhas e Deritson de Pina

Cabo Verde: Jovens cabo-verdianos transformam 7,5 toneladas de óleo alimentar usado em sabão e detergente

Fevereiro 28, 2021
138
Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

Fevereiro 28, 2021
133
aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Fevereiro 28, 2021
137
Qatar. Mundial de Futebol

Qatar. Mundial de Futebol, o pesadelo por trás do sonho

Fevereiro 28, 2021
133
bolsonaro armas metrelhadora

Brasil: Debate sobre armas na ordem do dia

Fevereiro 27, 2021
141
big ben londres reino unido

Reino Unido: Aprovadas mais de 331 mil candidaturas portuguesas a residência

Fevereiro 27, 2021
141
Moçambique

Moçambique: Violência em Cabo Delgado leva 1,3 milhão a precisar de ajuda

Fevereiro 27, 2021
133

Marcelo Rebelo de Sousa cumpre um ano de mandato “muito interventivo”

Março 9, 2017
em Política
0
Marcelo Rebelo de Sousa cumpre um ano de mandato “muito interventivo”

Eleito à primeira volta, aos 67 anos, com 52% dos votos, o ex-comentador político e professor universitário de direito elencou os seguintes princípios para o seu mandato presidencial: “Afetos, proximidade, simplicidade e estabilidade”.
Marcelo Rebelo de Sousa cumpre hoje um ano de mandato que se caracterizou por um estilo “muito interventivo”, como o próprio descreveu, de proximidade em relação aos cidadãos, e de desdramatização e procura de convergências.
A ambição – enunciada desde a campanha para as presidenciais de 24 de janeiro do ano passado – de estabelecer pontes e de promover consensos de regime, unindo os “dois países políticos” resultantes das legislativas de 2015, parece, contudo, ainda longe de se concretizar.
Entre a atual solução de Governo do PS, com o apoio dos partidos à esquerda no parlamento, e a antiga coligação PSD/CDS-PP mantém-se um clima de crispação, que atingiu maiores proporções na polémica entre o ministro das Finanças, Mário Centeno, e a antiga administração da Caixa Geral de Depósitos, liderada por António Domingues.
Marcelo Rebelo de Sousa também se viu envolvido neste tema, que levou PSD e CDS-PP a constituírem uma nova comissão de inquérito no parlamento, e foi visado diretamente pelo porta-voz do PS, João Galamba, que o acusou de estar “profundamente implicado” no caso.
O chefe de Estado recebeu o ministro das Finanças em Belém e acabou a emitir uma nota aceitando a posição do primeiro-ministro de manter a confiança em Mário Centeno, “atendendo ao estrito interesse nacional, em termos de estabilidade financeira”.
Na campanha para as presidenciais de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou-se como um moderador, situado na “esquerda da direita”.
Defendeu acordos de regime em áreas como a educação, a saúde, a segurança social, a justiça e a política europeia – linha discursiva que manteve neste primeiro ano em funções como Presidente da República, com ênfase particular na importância da concertação social.
Enfrentando um quadro de bipolarização resultante das legislativas, o antigo presidente do PSD considerou desde o início que o Governo minoritário do PS devia cumprir o seu mandato, e tem sido, no essencial, convergente com o executivo chefiado por António Costa.
A sua relação com o PSD liderado por Pedro Passos Coelho tem registado, por isso, alguma tensão. Demarcou-se da ideia de que faltava legitimidade ao atual Governo e do discurso negativo da oposição sobre a trajetória das contas públicas, embora com reparos sobre a necessidade de captação de investimento e de crescimento económico.
Neste início de ano, tem insistido que a economia portuguesa precisa de crescer acima de 2%.
 
As diferenças entre Marcelo e Cavaco
Apesar de vir da mesma área política, Marcelo Rebelo de Sousa distinguiu-se do seu antecessor, Aníbal Cavaco Silva, no contacto próximo e informal com os cidadãos e na agenda intensa e presença mediática constante.
Também mostrou diferenças na interpretação da função presidencial, com um acompanhamento permanente e ativo da governação e da atividade parlamentar, ouvindo regularmente – pelo menos de três em três meses – os partidos, as confederações patronais e sindicais e o Conselho de Estado.
A sua atuação interventiva já motivou algumas críticas, e no início de dezembro Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou uma visita a uma escola para justificar o seu entendimento do exercício do cargo e os contactos diretos com outros membros do Governo que não o primeiro-ministro.
“Depende muito do primeiro-ministro o ver com bons olhos ou não contactos diretos entre o Presidente e membros do Governo, e às vezes até solicitar. Isto pode ser útil. Por exemplo, há um problema financeiro, e o ministro das Finanças está em melhores condições para explicar do que o primeiro-ministro, de imediato”, afirmou.
“Eu acho que tem vantagens, porque o Presidente, sabendo quais são os limites dos seus poderes, está mais bem informado, e informado na hora”, argumentou.
O Presidente da República ainda não recorreu ao Tribunal Constitucional e utilizou três vezes o poder de veto político, em relação a dois diplomas do parlamento sobre a gestação de substituição e a estatização dos transportes do Porto – que acabariam promulgados após serem alterados – e a um decreto do Governo sobre acesso a informação bancária.
Marcelo Rebelo de Sousa definiu-se como um Presidente que não recorre frequentemente ao Tribunal Constitucional como “uma espécie de defesa”, mas que exerce “sem complexo nenhum” o veto político, perante fortes divergências.
O Presidente da República tem sugerido em várias ocasiões que não pensa fazer um segundo mandato, mas nunca assumiu claramente esse compromisso. No mês passado, em entrevista à SIC, prometeu anunciar a sua decisão aos portugueses “até ao mês de setembro de 2020”.
 
A ligação às comunidades
No plano externo, realizou 21 deslocações ao estrangeiro, três das quais visitas de Estado, a primeira em maio, a Moçambique, e as outras em outubro, à Suíça e a Cuba – onde teve um encontro com Fidel Castro, um mês antes da morte do líder histórico cubano.
Destacam-se ainda as inéditas comemorações do 10 de Junho em Paris com os portugueses residentes em França, juntamente com o primeiro-ministro, e a deslocação ao Brasil em agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
As suas saídas do país foram quase todas de curta duração, para encontros institucionais ou cimeiras, e a maioria a capitais de países europeus: Vaticano, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido. O chefe de Estado esteve também no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, França, e foi recebido em Casablanca pelo rei de Marrocos.
Marcelo Rebelo de Sousa viajou ainda três vezes para assistir a jogos do Euro 2016, em França, incluindo a final, que Portugal venceu.
Em território nacional, realizou três edições de uma iniciativa a que chamou “Portugal Próximo”, no Alentejo, em Trás-os-Montes e na Beira Interior, e visitou a Região Autónoma da Madeira, incluindo os subarquipélagos das Desertas e Selvagens.
Evitou os Açores em ano de eleições regionais, mas tem agendada para junho uma visita a todas as ilhas desta região.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade
Deixe o seu comentário:
Partilhar16Tweet10EnviarEnviar
Anterior

Vinhos portugueses premiados na Alemanha

Seguinte

Millennium BIM inaugura academia para formar trabalhadores em Moçambique

Artigos Relacionados

Marta Santos Pais
Política

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Fevereiro 28, 2021
136

Segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Governo português congratula-se pelo convite endereçado a Marta Santos Pais para...

Claudia Salerno Caldera
Política

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

Fevereiro 28, 2021
133

O Conselho Europeu decidiu declarar Claudia Salerno Caldera como "persona non grata" em resposta à recente expulsão da embaixadora europeia...

estado de emergência

Covid-19: Parlamento autoriza renovação do estado de emergência até 16 de março

Fevereiro 27, 2021
138
Escuteiros

Escuteiros distinguidos com Prémio do Cidadão Europeu 2020

Fevereiro 27, 2021
130
imprensa das comunidades

Aprovado projeto lei do PS que obriga o Estado a incluir a imprensa das comunidades nas suas campanhas de publicidade institucional

Fevereiro 25, 2021
284
Autarcas independentes admitem criar partido

Autarcas independentes admitem criar partido

Fevereiro 24, 2021
136
Seguinte
Millennium BIM inaugura academia para formar trabalhadores em Moçambique

Millennium BIM inaugura academia para formar trabalhadores em Moçambique

Portuguesas distinguidas em Toronto pelo “trabalho junto da comunidade”

Portuguesas distinguidas em Toronto pelo “trabalho junto da comunidade”

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Comunicação Social Angola

Angola vai atualizar legislação da Comunicação Social

Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Daniel Bastos

Daniel Bastos novamente distinguido “Português de Valor” em França

Alex Mascarenhas e Deritson de Pina

Cabo Verde: Jovens cabo-verdianos transformam 7,5 toneladas de óleo alimentar usado em sabão e detergente

Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

aeroporto

Imigração portuguesa para Reino Unido aumentou no último trimestre de 2020

Qatar. Mundial de Futebol

Qatar. Mundial de Futebol, o pesadelo por trás do sonho

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Relançar as exportações em 2021: um contributo a partir da política fiscal

Dantas Rodrigues

O Brexit e os empresários portugueses

Dantas Rodrigues
Luisa Pais Lowe

2021, um ano luso-esloveno

Luisa Pais Lowe
Daniel Bastos

A memória da emigração nos espaços museológicos das comunidades portuguesas

Daniel Bastos
Um português na Eslovénia

A harpa jazz que nos transporta para outros mundos

João Costa

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

imprensa das comunidades

Aprovado projeto lei do PS que obriga o Estado a incluir a imprensa das comunidades nas suas campanhas de publicidade institucional

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Facebook Instagram Twitter LinkedIn RSS

Contactos

COMUNIDADES LUSOFONAS
Rua: João de Ruão, nº 12 – Esct 121
3000-229 Coimbra (Portugal)
geral@comlusofonas.pt

REDAÇÃO
redacao@comlusofonas.pt

PUBLICIDADE
publicidade@comlusofonas.pt
publicidade@cevid.pt

Secções

  • Edições Eletrónicas
  • Comunidades
  • Lusofonia
  • Política
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
  • Cultura
  • Desporto
  • Entrevista
  • Opinião
  • Portugal
  • Mundo

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Contactos
  • Arquivo PORT.COM

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT